O ministro das Relações Institucionais, José Múcio, confirmou a exoneração proferida pelo presidente Lula, de Luís Carlos Bonelli da superintendência do Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) de Mato Grosso do Sul, onde em seu lugar será nomeado Flodoaldo Alves, indicação do senador Valter Pereira (PMDB), conforme matéria publicada na edição de hoje do jornal Correio do Estado.
Conforme a reportagem, o ministro ao falar sobre a queda de Bonelli a parlamentares do Estado, disse que “o Governo vai honrar o compromisso” com Valter, mesmo com ameaças de Bonelli mobilizar os sem-terra para fechar as rodovias. Ele ainda foi categórico na sua afirmação. “este assunto não se discute mais no Planalto”, ressalta.
Na semana passada o deputado federal Vander Lobet (PT) dava como certa a permanência de Bonnelli frente à superintendência do órgão no Estado.
Trabalhadores ligados ao MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra), FAF (Federação da Agricultura Familiar) e Fetragi (Federação dos Trabalhadores na Agricultura), desde que souberam da possível saída de Bonelli do Incra deflagraram vários protestos em todo o Estado, onde bloquearam rodovias. Houve até confronto com a polícia em uma ocosião.
O protesto mais recente foi à invasão dos trabalhadores na sede do Incra em Campo Grande e Jardim. Eles montaram um acampamento no prédio na última quarta-feira (20), porém saíram do local na tarde de ontem.