Campo Grande 00:00:00 Quarta-feira, 13 de Agosto de 2025


Saúde e Bem Estar Segunda-feira, 11 de Agosto de 2025, 10:43 - A | A

Segunda-feira, 11 de Agosto de 2025, 10h:43 - A | A

Ponto de Frio

Ponto de apoio no Parque Ayrton Senna registra 44 acolhimentos em frio intenso

Serviço especializado e abrigo acolhem pessoas em vulnerabilidade até 11°C

Viviane Freitas
Capital News

Na primeira ação após a retomada, o ponto de apoio instalado no Parque Ayrton Senna, em Campo Grande, registrou 44 acolhimentos entre a noite de sexta-feira (08) e a manhã do sábado (09). O local, que funciona enquanto durar os alertas de temperaturas extremas da Defesa Civil, continua a oferecer abrigo a pessoas em situação de rua, com a previsão de mais ações em função da previsão de frio intenso.

Os acolhimentos foram compostos por 39 homens e 5 mulheres. Além disso, 4 pessoas buscaram o abrigo espontaneamente durante a madrugada, e outras 8 foram encaminhadas pelo Serviço Especializado em Abordagem Social (SEAS). Entre os acolhidos, três animais de estimação também receberam abrigo, e três migrantes foram identificados no local.

O ponto de apoio no Parque Ayrton Senna está disponível para abrigar todas as idades e também aceita a demanda espontânea, recebendo principalmente pessoas encaminhadas do Centro Pop. De acordo com a Defesa Civil, as temperaturas podem atingir mínimas entre 10°C e 11°C neste sábado (09) e segunda-feira (11), enquanto o domingo (10) prevê temperaturas ainda mais baixas, de até 8°C.

A retomada do ponto de apoio foi condicionada aos alertas da Defesa Civil e visa proteger a população em situação de rua durante os períodos de frio intenso. O SEAS, que realiza buscas ativas na cidade, também esteve presente com ações próprias, tendo registrado 27 abordagens, oferecendo 15 cobertores e acolhendo cerca de 10 pessoas.

A última ação de acolhimento havia ocorrido em 25 de junho, e o ponto de apoio reabre sempre que a Defesa Civil emite alertas de temperaturas mínimas abaixo de 12°C ou situações de geada. Quando ocorre geada, os riscos aumentam, pois essa condição pode causar sérios danos à saúde da população em situação de rua, levando até à morte em casos extremos. Para emergências, a população pode acionar os órgãos competentes pelos números (67) 99660-6539, 99660-1469 ou 156.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS