Campo Grande 00:00:00 Segunda-feira, 11 de Agosto de 2025


Saúde e Bem Estar Domingo, 10 de Agosto de 2025, 14:23 - A | A

Domingo, 10 de Agosto de 2025, 14h:23 - A | A

Atenção

Campo Grande promove ação para inserção de DIUs e prevenção da gravidez na adolescência

Cerca de 90 mulheres em idade reprodutiva receberão dispositivo contraceptivo gratuito neste sábado no Saúde Delas

Elaine Oliveira
Capital News

Ontem (09), Campo Grande promoveu uma ação focada na prevenção da gravidez na adolescência, oferecendo a inserção gratuita de Dispositivos Intrauterinos (DIUs) para cerca de 90 mulheres com vida sexual ativa, atendidas no Centro Especializado Municipal II, o Saúde Delas. A iniciativa teve como objetivo ampliar o acesso a métodos contraceptivos seguros e eficazes, especialmente para adolescentes e mulheres em idade reprodutiva.

"Apesar de Campo Grande estar abaixo da média nacional em relação à gravidez na adolescência, algumas regiões de maior vulnerabilidade socioeconômica apresentam índices elevados de gestação entre meninas de 10 a 19 anos", explicou Ana Paula Resende, superintendente da rede de atenção à saúde. Ela enfatizou que a ação visa proporcionar mais alternativas para o controle reprodutivo e reduzir esses índices.

As equipes de saúde realizaram uma busca ativa para identificar mulheres interessadas no DIU ou que já utilizavam métodos contraceptivos de menor duração, como injeções hormonais ou anticoncepcionais orais. Embora o foco principal tenha sido a população adolescente, o DIU foi disponibilizado para todas as mulheres em idade reprodutiva.

O DIU de cobre, oferecido durante a ação, é um método contraceptivo não hormonal, reversível, seguro e com duração de até 10 anos. A inserção foi realizada por profissionais capacitados, com o suporte de ultrassonografia para garantir maior conforto e segurança às pacientes durante o procedimento.

Essa ação faz parte das políticas públicas de saúde de Campo Grande para combater a gravidez precoce e garantir o acesso a métodos contraceptivos, especialmente em áreas de maior vulnerabilidade social.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS