Entre os dias 23 a 28 de novembro, na semana nacional do doador de sangue o Hemosul Coordenador de Campo Grande, recebeu quase mil voluntários, recebendo cerca de 165 doadores por dia.
“A resposta do público foi muito positiva durante a semana. Esperamos que esse movimento se mantenha ao longo do mês de dezembro e também em 2021. Precisamos que os doadores venham de forma regular e frequente para que tenhamos estoque suficiente sempre”, pontua a coordenadora geral da Rede Hemosul, Marli Vavas.
De acordo com a assessoria, ao longo do ano a pandemia provocou a queda de 40% nas doações de sangue e a instituição reforça que as unidades tanto da Capital quanto do interior do Estado, tem seguido todos os protocolos voltados à prevenção da Covid.
Natural de Jardim, Karoline Gaudioso de Oliveira de 24 anos, mudou para Campo Grande após se casar. Incentivada pelo esposo Gabriel que doa com frequência, ela aproveitou a semana do doador para também praticar o gesto e fazer parte do banco nacional de doadores de medula óssea. “É muito satisfatório saber que a gente está ajudando a salvar vidas. Pretendo doar sempre”.
A campanha “Somos Todos do Mesmo Sangue” uniu 17 hemocentros do Brasil numa ação de agradecimento e incentivo a doação de sangue com monumentos iluminados, artistas embaixadores e parceiros que atuam como multiplicadores.
O embaixador de Mato Grosso do Sul foi o cantor Michel Teló, os monumentos iluminados foram o Monumento das Araras, os Tuiuiús do Aeroporto e torre da TV Morena, e de acordo com o Hemosul a imprensa também teve papel fundamental junto com as equipes dos hemocentros, e os voluntários foram os protagonistas da ação.