A Transpetro anunciou na última quinta-feira (14) uma queda significativa nos casos de furtos e tentativas de furto de combustíveis em sua rede de dutos, com uma redução aproximada de 90% desde 2020. Os registros diminuíram de 201 para apenas 25 ocorrências em 2024. Nos primeiros seis meses de 2025, foram identificadas 17 ações de derivação ilegal na malha.
Para proteger os cerca de 8,5 mil quilômetros de dutos que percorrem 18 estados e conectam 48 terminais, a companhia aplica anualmente um investimento médio de R$ 100 milhões em segurança. Este montante é destinado à implementação de tecnologias avançadas de monitoramento, equipes especializadas e à supervisão constante realizada por um centro de controle exclusivo.
Responsável pelo transporte de aproximadamente 650 bilhões de litros de petróleo, derivados e biocombustíveis por ano, a Transpetro destaca que essas ações são fundamentais para garantir a integridade da infraestrutura, evitar acidentes e assegurar o fornecimento regular ao mercado.