A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil e os parceiros em Mato Grosso do Sul na campanha de auxílio aos desabrigados da enchente em Santa Catarina necessitam de voluntários para ajudar na triagem das doações. As toneladas de alimentos, roupas, sapatos e outros donativos precisam ser separadas, registradas e organizadas da maneira adequada para o transporte. Quem quiser colaborar, pode entrar em contato pelo telefone 199 ou ir direto ao Armazém Cultural, na antiga estação ferroviária, na rua Calógeras, na Capital.
A mão-de-obra solidária é necessária para organizar os alimentos que são priotários no envio, assim como as peças de vestuário e demais doações que estão sendo arrecadadas na Capital e as que chegam do interior. Segundo o secretário-executivo da Defesa Civil, Major Hudson Faria de Oliveira, a qualquer momento pode surgir vaga em aeronave da Força Aérea para uma segunda remessa. Ontem (30), seis toneladas de alimentos foram embarcados para Navagantes, base das operações aéreas de socorro, para dali serem distribuídas pela Defesa Civil aos desabrigados nas cidades afetadas. Foram enviados água, achocolatado, açúcar, alho, arroz, biscoito, café, chá, enlatados, farinha de mandioca, feijão, fubá, leite, leite em pó, macarrão, óleo, sal, sopa, suco e trigo.
No armazém da antiga estação ferroviária, mais 1,5 tonelada de gêneros alimentícios está pronta para serem enviadas. “A maior necessidade é completar mais um lote de seis toneladas de comida, mas se não atingirmos esse montante e surgir vaga em aeronave, vamos inteirar com roupas e fazer a remessa”, explica o major Hudson Oliveira.
As pessoas que querem colaborar com doações devem entregar, preferencialmente, alimentos prontos para o consumo, como enlatados, e leite em pó e longa vida. Água potável, material de higiene e fralda infantil também estão entre as maiores carências para atender de imediato aos desabrigados.
As doações em dinheiro também são bem-vindas, porque chegam rapidamente à coordenação do socorro e são direcionadas para compra dos produtos mais necessários. Confira no site oficial que realiza a cobertura da enchente www.desastre.sc.gov.br as contas bancárias oficiais para depósito
A solidariedade de todos os brasileiros já permitiu à Defesa Civil do Estado de Santa Catarina entregar mais de 800 toneladas de alimentos nos municípios atingidos pelas enchentes, nos abrigos e em residências. Até o momento, 78.707 desalojados (vivendo temporariamente em casa de parentes ou amigos) ou desabrigados (porque perderam a moradia, e só contam com abrigos públicos).
A orientação da Defesa Civil catarinense é para que as doações arrecadadas em outros estados sejam encaminhadas através das Defesas Civis estaduais, que trabalham articuladas com a Secretaria Nacional de Defesa Civil. A medida visa facilitar a logística de triagem e transporte dos suprimentos, em virtude ao grande número de doações. Na Capital, as doações podem ser entregues na Praça Ari Coelho, entre 7 e 21 horas, ou nos quartéis do Corpo de Bombeiros. No interior, as coordenações municipais de Defesa Civil têm orientação quanto aos postos de coleta. (Notícias MS)