O deputado estadual Coronel Ivan (PDT) voltou a ocupar a tribuna da Assembléia Legislativa na manhã de hoje para denunciar irregularidades praticadas pelo comandante geral da Polícia Militar, coronel Geraldo Garcia Orti. Ele anunciou que irá encaminhar as denúncias ao Ministério Público Estadual (MPE). O deputado estadual Amarildo Cruz (PT) defendeu a criação de uma CPI para investigar as denúncias.
Segundo Coronel Ivan, a PM acabou com a Banda Mirim, que beneficiava 150 crianças. Outras 1,5 mil estavam na fila de espera por uma vaga no programa social. Ele citou outros casos, como o fim do núcleo da PM para combater os crimes de exploração sexual de crianças e adolescentes, que estava vinculado ao Comcex. Lamentou ainda o fim de outros programas sociais.
O deputado anunciou que encaminhará as denúncias de perseguição dos policiais, desmotivação, favorecimento e outras irregularidades para o Ministério Público Estadual. Para o parlamentar, os militares estão desmotivados. Enquanto mil novos policiais são contratados pelo Governo, outros 800 vão se aposentar.
Ele ainda comentou que a cidade ficará abandonada durante o jogo do Corintians e Mixto, no Morenão, previsto para 15 de abril deste ano. Isto porque a PM teria mobilizado todo o efetivo para garantir a segurança do estádio, enquanto deixará o restante da cidade sem qualquer segurança.
Coronel Ivan afirmou que o Governo tem investido o suficiente em segurança pública, mas o problema é de gestão. O deputado Amarildo Cruz defendeu a instalação de uma CPI para investigar as denúncias. Contudo, Coronel Ivan acha que não terá o apoio da maioria para criar uma CPI, por isto, não recorreu a este expediente.
(Portal AL)