Campo Grande 00:00:00 Sábado, 02 de Agosto de 2025


Cotidiano Quarta-feira, 12 de Agosto de 2009, 18:30 - A | A

Quarta-feira, 12 de Agosto de 2009, 18h:30 - A | A

Canário Lizard encanta pela beleza de sua plumagem

Redação Capital News (www.capitalnews.com.br)

A criação de canários se destaca pela grande quantidade de cores, portes e cantos dessas aves. É uma infinidade de tons. Difícil é escolher apenas uma cor para criar. Muitas pessoas elegem como um dos mais belos o canário Lizard, também chamado de “lagarto”, pois as penas das suas costas são cobertas por salpicos esbranquecidos, se assemelhando a pele do réptil. Ele pode ser encontrado na cor dourada ou prateada.

De acordo com Ademir Eugênio Lopes, autor do livro “A Criação de Canários e seus Cuidados”, a cabeça do Lizard possui uma espécie de coroa, o que o deixa mais lindo. Tem de nove a 10 filas de salpicos esbranquecidos, que se prolongam da cabeça até o meio das penas da cauda. Em Campo Grande, o advogado Heberty Luis Alves Marietti tomou conhecimento da existência do Lizard e decidiu adquirir alguns casais. “Decidi criar esse canário porque ele é diferente dos outros devido à coroa que possui na cabeça. Parece um boné. Acho-o mais bonito na cor prateada”, comenta dizendo que sua reprodução não é tão fácil.

“As fêmeas não costumam tratar bem os filhotes e alguns até os matam. O Lizard coloca em média de três a quatro ovos por ninhada. O correto é colocar os ovos no canário gloster, ele cria melhor”, disse. Marietti comenta que esse pássaro é muito cantador, alcança excelentes preços no mercado e se destaca nas exposições. “Ele chama a atenção pela sua beleza, principalmente os que disputam os torneios, mas é muito difícil conseguir reproduzir aves com padrão para concurso. Nem sempre um casal campeão dá filhotes campeões”, explica o advogado.

Ainda segundo a obra de Ademir Eugênio Lopes, esse pássaro mede em média 12,7 centímetros e ao completar um ano perde as manchas negras das costas, motivo pelo qual é raro encontrar algum Lizard adulto nas exposições.

Alessandro Perin, do Aves e Notícias

Mais informaçoes você confere no site: www.avesenoticias.com.br ou no blog avesenoticias.spaces.live.com

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS