Melhoria dos locais de atendimento da saúde para promoção da qualidade de vida. Nesta terça-feira (29), o governador André Puccinelli recebeu os prefeitos e representantes de 16 municípios do Cone Sul e Sul Fronteira para assinatura dos protocolos de intenção dentro do programa “Viva a Vida”. Pelo programa Viva a Vida, serão destinados recursos para as áreas de saúde, educação para o trânsito, segurança, educação, habitação e assistência social. No protocolo assinado nesta terça, os investimentos são para construção, reforma e ampliação de unidades básicas de saúde, bem como para aquisição de equipamentos, veículos e materiais.
“A ação conjunta do programa Viva a Vida vai melhorar a qualidade de vida da população e reduzir os deficts habitacional, de educação, da saúde, assistência social e de acidentes de trânsito”, enumerou o governador André Puccinelli. O programa ‘Viva a Vida’ integra a Política Estadual de Promoção da Qualidade de Vida, promovida pela Secretaria de Saúde (SES). Ao todo, dez municípios foram selecionados como prioridade, por conta dos IDH – Índice de Desenvolvimento Humano, além da longevidade e riqueza da cidade. Neste grupo figuram Aral Moreira, Sete Quedas, Coronel Sapucaia, Itaquiraí, Juti, Antonio João, Paranhos, Tacuru e Japorã.
Para Marta Maria de Araújo, prefeita de Eldorado – compreendido dentro dos municípios prioritários – a ajuda vem em boa hora. “Esta ajuda do programa Viva a Vida é muito importante e dará um alívio dentro das contas do município. Por lei, precisamos destinar 15% do nosso orçamento para a saúde. Mas por conta da demanda, acabamos direcionando até 25% dos recursos para esta área. Nossas dificuldades estão em direcionar os pacientes para as especialidades necessárias, que estão em Dourados e Campo Grande”.
Eldorado conta hoje com 12.340 habitantes, e reformará as três unidades básicas de saúde da família, com o valor de R$ 300 mil. No município, a particularidade está no atendimento dos acampados, de indígenas e dos paraguaios que atravessam a fronteira para receber atendimento em solo brasileiro. Na opinião do prefeito de Amambai, Dirceu Lanzarini – que atuará juntamente com Iguatemi, Mundo Novo e Laguna Caarapã como fortalecimento regional dos municípios prioritários – o programa ‘Viva a Vida’ vai contribuir com a identidade da região. “Só temos a agradecer ao governo do Estado por recuperar a destinação de investimentos para o Cone Sul e Sul Fronteira. Assim, será possível melhorar o atendimento prestado na região e encontrar nosso caminho, seja desenvolvendo a indústria ou servindo de fomento para o agronegócio”, afirmou Lanzarini.
Para atuar como municípios de suporte regional foram selecionados Ponta Porã e Naviraí, que contam com maior estrutura de atendimento à saúde. Segundo Sonia Kamitani, secretária de Saúde de Naviraí, este programa desenvolvido pela SES, em parceria com demais órgãos do governo, é ação integradora. “Com este programa vai ser possível melhorar o atendimento e integrar as ações sociais desenvolvidas para proporcionar qualidade de vida para a população”, destacou Sonia.
Ao todo, serão beneficiados, direta e indiretamente, cerca de 290 mil cidadãos. Entre as ações concretas estão ações de educação para o trânsito realizadas pelo Detran/MS; destinação de viaturas, materiais e pessoal para segurança pública, pela Sejusp; 225 unidades habitacionais pela Sehac; educação de jovens e adultos, pela SED; e Vale Renda pela Setas. (Com informações da assessoria de imprensa)
Por Alessandro Perin (www.capitalnews.com.br)