Campo Grande 00:00:00 Terça-feira, 13 de Maio de 2025


Educação Sábado, 03 de Novembro de 2012, 12:58 - A | A

Sábado, 03 de Novembro de 2012, 12h:58 - A | A

Com 133 mil candidatos em MS, Enem tem filas para estudante chegar no horário

Bruno Chaves - Especial para o Capital News (www.capitalnews.com.br)

Cerca de 133 mil candidatos vão fazer o Exame Nacional do Ensino Médio esse final de semana em Mato Grosso do Sul. O dado é do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A movimentação dos inscritos foi grande em uma universidade da Capital nesta manhã.

Os amigos Aline, Bruno e Gianni chegaram com mais de uma hora de antecedência ao local de provas. Eles, que foram escalados para realizar o exame na mesma universidade, têm boas expectativas para a prova desse ano, mas lembram de falhas de anos anteriores. “Todo ano tem erro. Tem que vir aqui, fazer a prova, voltar e fazer de novo”, conta Aline. Gianni completa: “espero que esse ano não tenha erros de novo”. Já Bruno, otimista, deseja fazer o melhor possível, “pretendo ser o melhor da minha escola”, afirma.

Clique na imagem para acessar a galeria

Os amigos Aline, Bruno e Gianni
Foto: Deurico/Capital News

Outra que chegou cedo ao local de prova foi a estudante Caroline Evelyn Botelho. Ela pegou três ônibus, saiu às 9h de casa para chegar às 10h30. Caroline diz que “é bom sair mais cedo de casa para evitar imprevistos”. Ela, que etsá no segundo ano do ensino médio, vai fazer o Enem para testar os conhecimentos para entrar no curso de medicina.

Clique na imagem para acessar a galeria

Caroline Evelyn que chegou no local de prova com antecedência para evitar transtornos
Foto: Deurico/Capital News

Os pais também são presença marcante nas filas de espera que se formou na frente do local de prova momentos antes dos portões abrirem. O autônomo Francisco Dantas Medeiros foi acompanhar a filha Francielli, que pretende entrar no curso de farmácia, e “espera que ela seja feliz”. “Temos que apoiar o filho a ser o que ele quer”, explica.

Clique na imagem para acessar a galeria

Francisco Medeiros na companhia da filha Francielli Medeiros
Foto: Deurico/Capital News

Incentivo

Além de estar vendendo água, chocolate e canetas, a turma do primeiro ano de medicina da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) estava na frente do local de prova apoiando os candidatos. Gritando frases como “água abençoada, quem compra passa”, a turma de alunos incentivava os candidatos do Enem 2012 e ainda aproveitava para ganhar uma renda. “O dinheiro vai para nossa comissão de formatura. Nossa meta é vender R$ 8 mil, já que ano passado, nossos veteranos conseguiram R$ 4 mil em dois dias”, comentou a estudando Geovanna de Oliveira Alvino.

Clique na imagem para acessar a galeria

Alunos de medicina da UFMS que incentivam candidatos, além de venderem água, chocolate e canetas
Foto: Deurico/Capital News

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS