Campo Grande 00:00:00 Segunda-feira, 29 de Setembro de 2025


Tecnologia Segunda-feira, 29 de Setembro de 2025, 08:59 - A | A

Segunda-feira, 29 de Setembro de 2025, 08h:59 - A | A

Coluna Tecnologia

Temu perde o trono após dois meses de liderança no e-commerce brasileiro, com 339 mi de acessos

Por Thais Hott

Da coluna Tecnologia
Artigo de responsabilidade do autor

Acessos em agosto somaram 2,9 bilhões de visitas, com destaque para avanços nos setores de Cosméticos e Farmácia & Saúde, de acordo com Relatório do Setores do E-commerce, produzido pela agência de SEO Conversion

iStock

 ColunaTecnologia

..

Após dois meses no topo do ranking dos maiores e-commerces do Brasil, a Temu perdeu a liderança para o Mercado Livre em agosto, conforme apontado pelo Relatório Setores do E-commerce no Brasil, da Conversion, agência em SEO. A gigante chinesa sofreu retração de 17% no total de acessos, marcada por uma queda expressiva de 62,2 milhões de visitas via web - com 339 milhões de visitas.

Esse recuo abriu espaço para o Mercado Livre reassumir a primeira posição, com 384,8 milhões de acessos no mês.. A diferença de 45,7 milhões de acessos entre as duas empresas evidencia uma divisão no mercado: enquanto a Temu segue mais forte no tráfego via navegador, a empresa argentina domina os acessos por aplicativos Android.

Atrás das duas líderes, o restante do Top 10 manteve estabilidade. A Shopee permaneceu em terceiro lugar, com 281,3 milhões de visitas, seguida por Amazon Brasil (178,1 milhões), Shein (113,8 milhões) e OLX (102,6 milhões), sem alterações relevantes no comparativo mensal.

Conversion

 ColunaTecnologia

..

No consolidado, o e-commerce brasileiro somou 2,9 bilhões de visitas em agosto. Mesmo em um cenário de retração, alguns setores conseguiram se destacar. Entre os 18 segmentos analisados, apenas quatro registraram crescimento, com avanços expressivos em Cosméticos (+7,9%), Farmácia & Saúde (+4,5%) e Joiás & Relógios (+3,6%) que impulsionaram parte dos resultados positivos do mês.

Outro movimento relevante foi a ascensão das buscas orgânicas, que responderam por 29,3% do tráfego dos e-commerces em agosto — maior índice registrado desde o início do levantamento. As buscas orgânicas ocorrem quando o usuário acessa um site a partir de resultados gratuitos em mecanismos de pesquisa, sem passar por anúncios pagos. Esse tráfego é influenciado por práticas de SEO (Search Engine Optimization), que buscam melhorar o posicionamento das páginas nos buscadores, como o Google.

Natura assume liderança nos Cosméticos

Mesmo em um cenário de retração geral, o setor de Cosméticos foi o que mais avançou em agosto, com alta de 7,9%. O destaque ficou para a Natura, que cresceu 39,5% no mês e 69% no comparativo anual, assumindo a primeira posição no setor e alcançando o 16º lugar no ranking geral. O Boticário, embora tenha perdido a liderança setorial, também avançou duas posições no ranking geral, alcançando a 17ª colocação.

Farmácia & Saúde impulsionada pela Growth Supplements

O setor de Farmácia & Saúde foi outro destaque do mês, com crescimento de 4,5%. A expansão foi puxada pela Growth Supplements, que alcançou pela primeira vez o top 3 do setor. A marca de suplementação registrou 17,3% de alta no mês e 33,8% no acumulado do ano, somando 3,3 milhões de visitas anuais. Drogasil e DrogaRaia completaram o pódio.

Joias & Relógios e Esportes também crescem

Joias & Relógios (+3,6%) e Esportes (+2,8%) completaram a lista de segmentos em crescimento no mês. A joalheria Morana foi a protagonista de sua categoria, com avanço de 60,3% em agosto. Já no setor de Esportes, o destaque ficou para a Netshoes, que alcançou a 13ª posição no ranking geral dos e-commerces brasileiros.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS