Campo Grande Sábado, 20 de Abril de 2024


Educação e Carreira Domingo, 07 de Novembro de 2021, 11:06 - A | A

Domingo, 07 de Novembro de 2021, 11h:06 - A | A

Coluna Educação e Carreira

Profissionais de administração: saiba em quais áreas você pode atuar

Por Débora Ramos

Da coluna Educação e Carreira
Artigo de responsabilidade do autor

Em carreira que está crescendo a cada dia, administrador pode atuar em diversas áreas e empresas

iStock

ColunaEducaçãoECarreira

O curso de administração, a cada dia que passa, está se tornando uma das carreiras mais populares no Brasil. Existem algumas razões para isso, mas a mais importante é a amplitude que o mercado de trabalho oferece. O profissional recém-formado, por exemplo, deve-se atentar às mudanças e saber dominar os caminhos financeiros nas instituições, ampliando suas possibilidades de atuação.

O administrador tem como principal função planejar, organizar e gerenciar o uso dos recursos pessoais e financeiros de uma organização. Ele elabora estratégias para melhorar o desempenho da empresa, maximizar os lucros, evitar desperdícios e reduzir custos. O profissional pode atuar em empresas de diversos portes e diferentes setores da economia – em alguns casos, existe a possibilidade de ser autônomo, caso tenha um negócio próprio.

Em geral, o administrador gosta de entender como as empresas e as áreas organizacionais funcionam e como pode ajudar a melhorar o setor. Estar envolvido em algum projeto, atuar em empreendimentos de qualquer campo, organizar grupos de estudo, entre outras funções, são bons indícios de quem se encaixa nessa profissão.

Existem diversas possibilidades para quem faz faculdade de administração, nas quais os profissionais podem escolher atuar. Esse é um dos segmentos mais importantes, tanto para o funcionamento do mercado, quanto para a estruturação da sociedade contemporânea. Listamos aqui alguns setores em que o profissional pode atuar.


Recursos Humanos
O administrador que escolhe a área de RH deve estar alinhado aos planos da empresa, para que as tarefas sejam bem executadas. A visão dele pode ser fundamental para que a seleção de novos colaboradores identifique aqueles que melhor entendam esses valores e formas de trabalho.

Quem escolhe essa área lida com a política de salários, além de definir planos de carreira para os cargos existentes na empresa. Também é necessário treinar e oferecer capacitações para os funcionários contratados.


Gestão Ambiental
Para quem se forma em Administração e possui um lado engajado nas questões ambientais, atuar com gestão ambiental pode ser a carreira ideal. O maior desafio desta profissão é a luta pela preservação de todas as formas de vida no meio ambiente. Para isso, é necessário executar e desenvolver projetos relacionados à área e ao seu conhecimento. A experiência ou o conhecimento com questões financeiras pode ajudar a manter a sustentabilidade, sem perder os lucros.


Administração financeira
Talvez, a área de atuação mais tradicional desse profissional seja cuidar das finanças das instituições, sendo outra opção para o graduado no curso de Administração. Essa pessoa deve gerenciar os recursos disponíveis, de acordo com o planejamento realizado. Isso envolve lidar com o orçamento, coordenar diagnósticos financeiros, analisar o mercado de capital e de câmbio, fazer análises de crédito, entre outras atribuições.


Marketing
O Marketing é muito associado à comunicação, especialmente por sua face mais famosa: as grandes campanhas que encontramos na mídia e nos comerciais. O que pouca gente sabe é que uma parte importante desse trabalho pode ser feita por um administrador.


Compreender o consumidor, suas necessidades e como solucionar seus problemas é parte importante da estratégia. Essa tarefa pode ser facilmente delegada para um profissional tão completo quanto o administrador.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS