Para além dos médicos veterinários, saiba quais são as profissões menos conhecidas dentro da área animal
Trabalhar com animais é o sonho de diversas pessoas. Aliás, não é incomum ver crianças dizendo que querem se tornar médicas veterinárias, por exemplo – isso porque a paixão pelos animais é capaz de fazer com que as pessoas escolham trabalhar por eles. Mas a medicina veterinária não é o único caminho possível para se trabalhar com animais.
Inclusive, há várias opções disponíveis para quem quer explorar outras áreas de atuações menos conhecidas. Conheça, a seguir, quais são as profissões pouco conhecidas no mundo animal!
Biotecnologia
Cada vez mais conceitualizada no mercado de trabalho, a biotecnologia não fica restrita apenas à biomedicina e biologia. Dentro dos estudos de medicina veterinária, é possível optar por seguir um caminho mais focado em biotecnologia, como a produção de medicamentos, vacinas e testes para diagnóstico. Aliás, a área de pesquisa em vacinas com biotecnologia é muito forte e é essencial para prevenir doenças.
Conservação de espécies
Essa profissão é ideal para quem ama e tem interesse em trabalhar com animais silvestres. A formação em medicina veterinária e biologia é muito bem-vinda para essa profissão, que exige um profissional dedicado na preservação de espécies em cativeiro e em seus habitats naturais. O profissional da área trabalha com reabilitação de animais machucados ou doentes, reintrodução dos animais silvestres na natureza e manejo populacional.
Segurança alimentar de animais
Em uma crescente importante dentro do mercado animal, os profissionais que atuam com a segurança alimentar podem atuar em diversas atividades, desde a gestão da qualidade dos alimentos até o armazenamento dos produtos.
O profissional na maioria das vezes precisa ter formação em medicina veterinária e é habilitado a criar regras de produção, transporte, armazenamento e controle da qualidade de alimentos para pets.
Aquicultura
Ideal para quem quer trabalhar com animais aquáticos, a aquicultura é a área que estuda e promove técnicas de cultivo e reprodução de peixes, moluscos, algas e outros animais vertebrados ou invertebrados aquáticos.
Conhecer sobre as condições ideais para o cultivo, iluminação, controle da temperatura da água e respeito às leis ambientais são essenciais para as competências desse profissional. As formações exigidas são curso superior em aquicultura, engenharia de pesca ou engenharia de aquicultura.
Enfermagem de animais
Uma atuação menos convencional dentro de um hospital veterinário são os enfermeiros de animais. Esses profissionais podem ter formação como médicos veterinários ou técnicos em medicina veterinária. Eles têm um papel essencial no cuidado dos pets, pois são os responsáveis por tratar ferimentos, dar medicações, aferir pressão, etc., e acompanham de perto o desenvolvimento de pacientes.