Sexta-feira, 19 de Abril de 2024


Casa e Decoração Domingo, 02 de Maio de 2021, 12:23 - A | A

Domingo, 02 de Maio de 2021, 12h:23 - A | A

Coluna Casa e Decoração

Cachorro em casa: saiba como preparar sua casa para a chegada de um pet

Por Letícia Emori

Da coluna Casa e Decoração
Artigo de responsabilidade do autor

Adaptar um pet à casa nova ou iniciar um processo de adestramento não é uma tarefa simples, mas é facilitada se o ambiente estiver adequado

iStock

ColunaCasaEDecoração

Antes de pensar em como adestrar o mais novo membro da família, os cachorros precisam de um espaço que esteja devidamente preparado para recebê-los. Tudo deve ser muito bem organizado para evitar possíveis transtornos. Mas você deve estar se perguntando: como eu faço isso? É simples! Basta seguir algumas etapas.

O primeiro passo é observar o ambiente para encontrar os perigos. Fios em evidência, tapetes ou cortinas que estão desfiando e produtos de limpeza e remédios expostos podem se tornar um grande problema quando estão sob o alcance dos pets, principalmente os filhotes, que saem mastigando tudo o que veem pela frente.

Feito isso, a próxima etapa é fundamental para quem também tem amor pelas plantas. Algumas espécies são venenosas quando ingeridas, e, como os bichinhos são muito curiosos, este é um risco muito presente, então é melhor evitar. Reserve espaços no alto para colocar as plantinhas.

Já ficou nítido que é preciso ter bastante atenção quanto a tudo aquilo que está posicionado com fácil acesso. Em um primeiro momento, os cachorros não vão saber a distinção entre o que é decorativo e o que é brinquedo. Por isso, o ideal é que, durante os primeiros meses, objetos decorativos permaneçam guardados.

Agora é a hora de selecionar os espaços que serão exclusivos para o novo pet. Escolha onde vai ficar a caminha, os brinquedos e os potes de ração e água, e opte por um ambiente diferente para as necessidades fisiológicas. Essa separação será importante para o adestramento do animal.

Uma maneira de limitar os ambientes e também proteger os cachorros é adquirir grades de proteção, que funcionam como portões e podem ser facilmente colocadas e retiradas entre os cômodos. Com esses pontos conferidos, você está apto para se preocupar apenas com a infinidade de nomes de cachorro para escolher.

Se a casa está pronta, o nome escolhido e a data marcada para a chegada do novo amigo de quatro patas, para quem tem outros animais em casa, é a hora de planejar como será feita a adaptação entre os bichinhos. Dica de ouro: invista em petiscos e estimule, por meio de agrados, os comportamentos positivos.

Seja para adaptar os cachorros à casa, a outros animais ou para o adestramento, o princípio será sempre o mesmo. Cachorros só entendem o que devem fazer quando são estimulados para isso. Então, tenha em mente que ensinar os comportamentos adequados exige paciência, amor e estímulos, mas dá certo.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS