Campo Grande Quinta-feira, 25 de Abril de 2024


Casa e Decoração Domingo, 26 de Dezembro de 2021, 12:23 - A | A

Domingo, 26 de Dezembro de 2021, 12h:23 - A | A

Coluna Casa e Decoração

A casa perfeita: como conciliar decoração e conforto em 2022

Por Letícia Emori

Da coluna Casa e Decoração
Artigo de responsabilidade do autor

Cores, conforto térmico, móveis e acessórios colaboram para aconchego de ambientes

iStock

ColunaCasaEDecoração

Com a pandemia e as pessoas ficando muito mais tempo dentro de casa, o conforto na decoração ganhou força. Para se criar ambientes aconchegantes, é possível usar uma série de artefatos para que eles se transformem em lugares de bem-estar. Mas não basta sair seguindo todas as dicas. É preciso avaliar o que é conforto e quais estilos mais combinam com cada um antes de começar a transformação da casa.


Se a casa possui mais de um morador, é interessante reunir opiniões diversas e tentar conciliar os gostos para que todos se sintam confortáveis onde moram. Já nos cômodos privados vale implementar as preferências do indivíduo que vai ocupar aquele lugar. As crianças também devem ter suas vozes ouvidas na decoração de seus próprios quartos.


É necessário, antes de tudo, escolher uma paleta de cores aconchegante. Cores gritantes e intensas não trazem conforto. As cores quentes, por exemplo, levam a uma sensação de calor e aconchego. Já as neutras garantem a sensação de amplitude. O ideal é investir em cores suaves para não cansar rápido e também que proporcionem um sentimento de serenidade.


O conforto térmico é outro aspecto que deve ser investido. Para os que moram em regiões mais frias, é importante utilizar tapetes ou até mesmo carpetes para os pisos. Também é possível colocar uma lareira à lenha, elétrica, a gás ou ecológica para aquecer os dias frios. Já para quem mora em regiões quentes o ideal é manter o ambiente refrescado, através de cortina, utilização de lâmpada fria, ventilador e ar-condicionado.


Para se ter uma casa confortável, é fundamental pesquisar os móveis que mais se adequem. Um sofá, além de ser agradável aos olhos, precisa ser gostoso de sentar ou deitar. Também se deve escolher móveis para o quarto com cuidado como uma cama box de tamanho apropriado. O colchão, igualmente, precisa ser selecionado com bastante cuidado, já que é utilizado por muitas horas todos os dias enquanto dormimos.


Os acessórios também podem ajudar bastante na sensação de conforto de uma casa. Almofadas diversas contribuem para o aconchego na sala e até no quarto. Para dar uma cara nova a um ambiente, é possível investir em capas de almofadas que sejam visivelmente agradáveis, mas também com tecidos que levem conforto. Outros objetos de decoração, da mesma forma, favorecem o aconchego dos ambientes.


As plantas se tornaram hobby de muitas pessoas durante a pandemia e colaboram para levar a natureza para dentro de casa. Elas também podem colaborar com o equilíbrio climático do lado de dentro. A interação com as plantas pode propiciar momentos de relaxamento, e a mera apreciação do verde pode levar a um estado de paz e tranquilidade.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS