Campo Grande Sexta-feira, 26 de Abril de 2024


Bem-Estar Domingo, 07 de Agosto de 2022, 11:58 - A | A

Domingo, 07 de Agosto de 2022, 11h:58 - A | A

Coluna Bem-Estar

Verdade ou mito: branqueamento enfraquece os dentes?

Por Laura Fassina

Da coluna Bem-Estar
Artigo de responsabilidade do autor

Técnicas e cuidados na hora de procurar um clareamento dental

iStock

ColunaBem-Estar

As pessoas querem ter dentes brancos, mas ainda têm dúvidas se o clareamento pode prejudicá-los. É importante entender as técnicas empregadas e os cuidados necessários para que o clareamento dental ocorra da melhor forma possível.


Antes de tudo, é preciso procurar profissionais capacitados para que o procedimento seja feito de maneira adequada. Os dentes acabam acumulando uma sujeira que os escurecem. Assim, são usadas substâncias químicas para clarear os dentes e se livrar dos dentes amarelados ou manchados. O clareamento age nas camadas superficiais dos dentes e não os enfraquecem.


É possível tanto fazer o processo na clínica ou em casa, seguindo as orientações do profissional. O tratamento não é indicado para grávidas ou para crianças e adolescentes com menos de 15 anos já que esses ainda não possuem o esmalte totalmente formado. Também não é aconselhado para pessoas com implantes e outras doenças periodontais.


É fundamental, por exemplo, saber que o tratamento atinge um ponto de saturação e assim não age mais. O profissional precisa saber quando parar o processo já que continuar pode atingir o esmalte do dente. Uma análise do caso se faz necessária para entender quais técnicas devem ser usadas para tal pessoa.


Além dos produtos usados poderem gerar desgaste no esmalte, também é possível que ocorra lesões inflamatórias na polpa ou queimaduras na gengiva. Assim, é imprescindível consultar profissionais capacitados oriundos da faculdade de odontologia para evitar quaisquer problemas causados por falhas técnicas.


Para fazer um clareamento caseiro, o dentista irá tirar o molde para moldeiras flexíveis customizadas. O paciente irá colocar o gel clareador sobre os dentes e usar as moldeiras. Essa técnica permite que o tratamento seja feito em casa. Mas mesmo assim, um acompanhamento de um profissional se faz necessário. Os cremes dentais que dizem clarear os dentes não possuem quantidade suficiente de agentes clareadores para ter um efeito tão visível, apesar de removerem certas manchas externas.


Outra técnica é a que utiliza laser para o clareamento dental. Ela faz uso de agentes clareadores fortes feitos na clínica com a ajuda do laser. Também é possível fazer o clareamento dental a LED em que uma fonte luminosa é usada. Todas elas podem ter consequências negativas, mas somente se forem mal aplicadas.


Durante e após o tratamento, os dentes podem também ficar mais sensíveis devido à penetração das substâncias químicas. Deve-se ter atenção durante o tratamento para não ingerir alimentos e bebidas corantes. Eles podem influenciar no tratamento.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS