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Oleaginosas ajudam a combater Alzheimer e outras doenças graves

Por Pérola Cattini

Da coluna Bem-Estar
Artigo de responsabilidade do autor

Estudos apontam os benefícios da ingestão de oleaginosas todos os dias

Divulgação

ColunaMarcoEusébio

Consideradas petiscos mais saudáveis, as oleaginosas são ricas em fibras, antioxidantes e gorduras saturadas. Entre as opções desta categoria de alimentos estão as nozes, o avelã, pistache, castanhas e muitas outras.

Porém, os benefícios das oleaginosas não se restringem a quem deseja ter uma dieta fitness, com creme de avelã e outras delícias. De acordo com uma pesquisa realizada em Londres, com alunos da Universidade Imperial College e da Universidade Norueguesa de Ciência e Tecnologia, esses alimentos podem estimular o fortalecimento do organismo contra doenças consideradas graves.

O estudo, que revisou a literatura de outras 29 pesquisas, contou com uma participação de aproximadamente 800 mil pessoas, buscando obter resultados precisos a respeito da ação desses alimentos no organismo humano.

Primeiros resultados
Logo no início da pesquisa, cientistas descobriram que o consumo de aproximadamente 20 gramas (o equivalente a um punhado) por dia de nuts poderia diminuir o risco de morrer, independentemente da causa, em até 22%.

Um outro resultado diz respeito a doenças graves, como doenças degenerativas, respiratórias ou diabetes. Os resultados apontaram que a presença desses alimentos na dieta poderia diminuir a incidência de doenças respiratórias em até 59%, do diabetes em quase 40% e também o risco de outras infecções, em até 75%.

Problemas renais e neurodegenerativos, como é o caso do Alzheimer, por exemplo, também possuem uma incidência menor entre as pessoas que consomem esse tipo de alimento.

Especialistas, no entanto, indicam um consumo moderado das oleaginosas. Isso porque os benefícios que elas trazem não se acumulam, sendo mais indicado comer pequenas porções todos os dias. Em excesso, elas podem ajudar a engordar, pois também são ricas em carboidratos.

Prevenindo outras doenças
Existem muitas outras doenças que podem ser evitadas pelo consumo das oleaginosas. Para as pessoas que seguem uma dieta vegetariana ou vegana, as amêndoas são boas opções para trazer mais cálcio e proteína para a dieta. Delas também pode ser extraído um leite que substituiria os leites de origem animal, sendo mais leve e apresentando diversos benefícios para a saúde.

Típicas na ceia de Natal, as nozes também são oleaginosas e ricas em nutrientes, como o ômega-3. Uma pequena quantidade todos os dias já é o suficiente para fornecer ao organismo tudo o que precisamos para ter uma vida mais saudável e proteger o corpo contra doenças respiratórias, cardiovasculares e o diabetes.

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