Sexta-feira, 26 de Abril de 2024


Cotidiano Quinta-feira, 26 de Junho de 2014, 10:58 - A | A

Quinta-feira, 26 de Junho de 2014, 10h:58 - A | A

Agepen recebe novos servidores em dia de homenagens no sistema penitenciário

Taciane Peres - Capital News (www.capitalnews.com.br)

Uma manhã de emoção e festa. Foi realizada nesta quinta-feira (26) a conclusão do curso de formação de técnico penitenciário da turma de 2014, no Centro de Convenções Rubens Gil de Camilo em Campo Grande.

Na ocasião foram nomeados 270 agentes penitenciários que colaborarão para o efetivo do sistema penitenciário.

De acordo com o secretário de segurança pública, Wantuir Francisco Brasil Jacini, os novos agentes somarão esforços para a melhoria da segurança pública. “Esse evento de hoje mostra que o governo do Estado, juntamente com o setor de segurança pública estão trabalhando juntos em busca de melhorias e mais segurança para a sociedade. Com certeza estes 270 novos agentes contribuirão para a melhoria do setor. Nossa segurança tem atuado incansavelmente e vamos melhorar a cada dia mais Está em andamento novas unidades em Ponta Porã, Amambai, Rio Brilhante, Dourados , Corumbá e Jardim”, destaca o secretário.

Clique na imagem para acessar a galeria
Secretário de Segurança Pública Wantuir Francisco Brasil Jacini comenta sobre os projetos para novas unidades prisionais
Foto: Reginaldo Coelho/Capital News

Já o diretor da Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário de Mato Grosso do Sul, Agepen, Coronel Deusdete Filho destacou o Estado como referência em segurança, comparada a outras capitais emergentes. “Sabemos de todos os problemas que o sistema prisional tem em todo o país, por isso considero o nosso sistema um dos que estão em constante melhora, agora com a entrada de novos agentes, preparo e composição do novo efetivo, a categoria ganha ainda mais valor e seriedade. Com certeza vamos trabalhar para melhorar ainda mais”, comenta o coronel.

Clique na imagem para acessar a galeria

Coronel Deusdete Filho destacando os benefícios com a chegada dos novos agentes
Foto: Reginaldo Coelho/Capital News

Fernando Anunciação, presidente da Federação Nacional dos Servidores Penitenciários (Fenaspen) destacou a importância da vinda do novo efetivo. “Os projetos estão sendo concretizados. O compromisso que o governo nos passa é que serão construídas mais duas unidades penais, uma feminina e uma masculina na gameleira, então diante disso é um fator que a nossa federação comemora e espera novos projetos para melhorar nossas condições de trabalho. Sobre a possibilidade de um novo concurso, Anunciação mostra otimismo para aumentar novamente o número de agentes dentro do sistema. “Sem dúvida estaremos encaminhando os pedidos para que no primeiro semestre do ano de 2015 seja preenchida novas vagas, tanto para o masculino quanto para o feminino. Em todas as áreas estamos precisando de servidores, essa situação ameniza mas com certeza precisamos de muito mais”, afirma o presidente da Fenaspen.

Clique na imagem para acessar a galeria

Presidente da Fenaspen, Anunciação comemora a valorização da categoria
Foto: Reginaldo Coelho/Capital News

Porte de arma
“Nós tivemos uma conquista muito grande, que coloco em destaque o trabalho da nossa federação, onde nossa presidenta Dilma Rousseff sancionou a lei este ano de 2014 do uso de porte de arma para o servidor penitenciário dentro e fora da instituição penal. Isso é uma grande conquista pra nós pois valorizou os servidores penitenciários do Brasil, onde se pleiteava desde o ano de 2003".

Homenagem
A servidora Marina Taveira Lemes, que atuou na instituição desde o ano de 1986 trabalhando em diversas áreas como recursos humanos, gestão e finanças foi homenageada levando seu nome à turma dos novos agentes penitenciários. “Para nós é uma emoção muito grande, ao mesmo tempo que é triste lembrarmos a falta que ela nos faz, sabendo que ela tem uma história dentro do sistema penitenciário, sem ela muita coisa não estaria acontecendo hoje de bom para o nosso sistema, esse concurso, esses novos agentes, portanto o sistema penitenciário deve muito a ela”, comenta o presidente com a voz embargada pela homenagem a servidora Marina Taveira Lemes. Na cerimônia familiares receberam flores e uma placa in memorian lembrando a servidora.

Clique na imagem para acessar a galeria

Familiares recebendo a homenagem da Agepen a servidora Marina Taveira Lemes
Foto: Reginaldo Coelho/Capital News

O governador esteve presente também na solenidade e comentou sobre a jornada de ações sobre a segurança pública no Estado. “Nós assumimos compromissos com a categoria, e hoje formam-se os agentes penitenciários que serão 100 convocados e no decorrer deste ano os demais conforme combinamos com o sindicato. Serão homologados agora no dia 1º de julho e os demais em seguida para que no meu mandato seja cumprido o compromisso com a categoria”, revela o governador.

Clique na imagem para acessar a galeria

Governador André Puccinelli participa de solenidade ao sistema prisional
Foto: Reginaldo Coelho/Capital News

A publicação com os aprovados foi publicada em Diário Oficial do Estado (DOE). Com carga horária de 420 horas/aulas, o curso de formação envolveu disciplinas teóricas e práticas, além de estágio supervisionado. A lista está organizada por ordem alfabética com a nota obtida em cada uma das 17 disciplinas e estágio supervisionado, além da média final.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS