Quinta-feira, 25 de Abril de 2024


Cotidiano Quinta-feira, 06 de Fevereiro de 2014, 10:16 - A | A

Quinta-feira, 06 de Fevereiro de 2014, 10h:16 - A | A

Guardas municipais concluem formação exigida pelo Ministério de Justiça, mas ainda sem armas

Samira Ayub e Aline Machado - Capital News (www.capitalnews.com.br)

O prefeito Alcides Bernal (PP) entrega na manhã desta quinta-feira (6) os certificados de conclusão da formação de 157 guardas municipais de Campo Grande. Segundo o Comandante da Guarda Municial, Jonys Cabrera, os agentes concluíram a quantidade de horas aulas exigidas pelo Ministério de Justiça, porém, ainda estão sem armamento.

Cabrera informou que o município conta hoje com um efetivo de 1380 homens e mulheres para garantir segurança e preservação do patrimônio público em terminais de ônibus, postos de saúde, escolas e praças. Em 2009, o executivo municipal formou os agentes, porém sem a quantidade de horas aulas exigida pelo Ministério da Justiça, que correspondem a 470 horas aulas. Na época, os agentes concluíram a formação com apenas 130 horas aulas.

Clique na imagem para acessar a galeria

..
Foto: Deurico/Capital News

Segundo o comandante da Guarda Municipal, no mês de março serão mais 315 agentes que receberão as horas complementares. O curso tem início no dia 6 de março e deve encerrar no dia 29 de agosto. Jonys Cabrera disse ainda que a formação é realizada à distância para cumprir com a exigência do Governo Federal.

A chefe de Divisão de Ensino, Ana Paula Correia da Silva, observou que a legislação municipal contempla 370 horas aulas, mas o curso de complementação já cumpre com a exigência do Ministério da Justiça.

Clique na imagem para acessar a galeria

..
Foto: Deurico/Capital News

A Guarda Municipal atua em sete bases operacionais que contempla as sete regiões que dividem a cidade: Segredo, que atende a região do Estrela do Sul; Centro, que abrange a região da velha rodoviária; Prosa, que atua na região do Sóter; Imbirussu, que atende a região do Grande Santo Amaro; Bandeiras que abrange a região das Moreninhas; Lagoa que contempla a região do bairro Buriti e Anhanduizinho que atende a região do Guanandi.

Armamento: Embora a legislação que prevê o uso de armamento pelos guardas municipais, e mesmo com a formação que atende a exigência do Ministério de Justiça, os agentes ainda não têm porte de arma.

Jonys Cabrera ressaltou que a formação ainda não contempla a capacitação para uso de armas. “Queremos uma guarda municipal qualificada, instruída e disciplinada, para que quando for armar os 150 guardas e os demais com armas não letais, a população saiba que eles estão capacitados e treinados para isso”, ressaltou Cabrera.

A solenidade de entrega dos certificados ocorre na Escola de Governo, em frente ao Horto Florestal. 

Clique na imagem para acessar a galeria




..
Fotos: Deurico/Capital News

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS