Sexta-feira, 26 de Abril de 2024


Cotidiano Terça-feira, 28 de Janeiro de 2014, 19:15 - A | A

Terça-feira, 28 de Janeiro de 2014, 19h:15 - A | A

“Rolezinhos do bem” têm confirmados 547 participantes de 10,9 mil convidados

Anahi Zurutuza - Capital News (www.capitalnews.com.br)

Até a tarde desta terça-feira (28), somente 545 pessoas haviam confirmado, pelo Facebook, a participação nos “rolezinhos do bem” marcados para os dias 1º, 15 e 22 de fevereiro e 1º de março no Centro de Hematologia e Hemoterapia de Mato Grosso do Sul (Hemosul). No total, 10.930 pessoas foram convidadas para doar sangue nestas datas.

Para o sábado, dia 1º, está marcado o “Rolezinho no Hemosul de Campo Grande”. Foram 7.777 pessoas convidadas até o final da tarde desta terça-feira (28). Destas, 447 confirmaram presença e outras 164 disseram que talvez estejam no banco de sangue.

O atendente de telemarketing, Pedro da Costa Freire, de 25 anos, é o organizador do primeiro encontro. Em matéria publicada no Capital News na sexta-feira (24), Freire explicou que decidiu convocar campo-grandenses para doar sangue como forma de demonstrar força popular, mas por uma causa justa.

Os outros três “rolezinhos” estão sendo convocados por Nei Salviano. Até a tarde de hoje, 3.149 pessoas haviam sido convocadas para o encontro batizado de “Rolezinho da Vida. Destas, somente 98 confirmaram participação.

Hemosul

O Hemosul tem capacidade de coletar, no máximo, 120 bolsas de sangue por dia. Por isso, neste sábado, quando vai acontecer o primeiro “rolezinho do bem”, serão distribuídas 120 senhas na frente do centro de coleta.

O banco de sangue vai agendar horário para que as outras pessoas que não puderem doar no sábado compareçam durante a semana ou nos outros finais de semana.

Para doar sangue, a pessoa deve ter entre 16 e 69 anos, e menores de idade devem apresentar autorização impressa e reconhecida em cartório dos pais ou responsáveis legais. O doador tem de estar portando documento oficial com foto, ter mais de 55 kg, estar bem alimentado, com boa saúde e não pode ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas.

“Rolezinho”

O movimento, realizado por jovens moradores das periferias dos grandes centros urbanos, tem se espalhado pelo País. Com medo dos atos de vandalismo, as administrações dos shoppings do País começaram a proibir a entrada de menores de idades desacompanhados dos pais.

Na página do Facebook, criada para organizar o “rolezinho” na Capital, até a manhã de sexta-feira (24), 1.235 pessoas tinham confirmado que estariam no domingo (26), no Shopping Campo Grande, para o encontro, marcado para as 16h20min.Tinham sido convidadas 11.077 pessoas. No mesmo dia, à tarde, a página foi tirada do ar.

O objetivo do “rolezinho” no Shopping Campo Grande, conforme dizia a página na rede social, era “expor as contradições hipócritas da elite brasileira racista!”.
 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS