Campo Grande Domingo, 19 de Maio de 2024



Cotidiano Sexta-feira, 15 de Outubro de 2010, 08:28 - A | A

Sexta-feira, 15 de Outubro de 2010, 08h:28 - A | A

Horário de verão começa neste fim de semana

Chico Júnior/com Agência Brasil

Mais um horário de verão vem por aí e os relógios deverão ser adiantados em uma hora, a partir de zero hora de amanhã, dia 17, e terminará à zero hora de 20 de fevereiro de 2011.

De acordo com o governo federal, a mudança no horário deve gerar uma redução média de 0,5% no consumo total de energia do país. Isso corresponde a 174 megawatt/hora (MWh) nas regiões Sudeste e Centro-Oeste e a 145 MWh na Região Sul. E equivale à energia consumida por uma cidade de 3,8 milhões de habitantes e de 1,1 milhão de habitantes, respectivamente.

Os cálculos do Ministério de Minas e Energia são de que as regiões Sudeste, Centro-Oeste e Sul irão gerar uma redução de 5% na demanda de energia elétrica no horário de pico, entre 19h e 21h, durante os cinco meses do horário de verão. No Sudeste e no Centro-Oeste, a diminuição esperada nos horários de pico é de 1.945 MWh e na Região Sul a previsão é de que sejam consumidos menos 585 MWh.

A pedagoga Janaina Cardozo acha o horário de verão melhor, já que o dia fica mais logo. “ Demora para anoitecer e fora que gera mais economia de luz”, afirmou.

Já o empresário Marcos Antônio da Silva acredita que o governo deveria estipular apenas um horário e não ficar mudando em períodos do ano. “ É muito ruim o tempo de adaptação tanto quando entra (horário), tanto quando acaba”, reclamou.

A mudança deve gerar uma economia de pelo menos R$ 80 milhões para o país, sem contar os recursos que deixarão de ser investidos na capacidade de geração de energia.

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS