Campo Grande Segunda-feira, 17 de Junho de 2024


Economia Quinta-feira, 02 de Junho de 2011, 07:13 - A | A

Quinta-feira, 02 de Junho de 2011, 07h:13 - A | A

Decisão do STF sobre ICMS pode prejudicar investimentos no Estado

Wendell Reis - Capital News (www.capitalnews.com.br)

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu na noite de ontem (1º) que os estados não podem conceder benefícios fiscais sem acordo entre todas as secretarias de fazenda. A decisão que atinge o Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Pará, Espírito Santo e Distrito Federal foi tomada após ação movida pelo governo do Paraná.

Os Estados citados estão proibidos de oferecer reduções e isenções fiscais a empresas e setores econômicos sem acordo prévio no Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), de acordo com o que determina a Constituição. As normas permitiam afrouxamento na cobrança do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) para atrair investidores.

O presidente do STF, Cezar Peluso, lembrou que a Corte sempre determinou que a concessão de benefícios de forma individual pelas unidades da federação é ilegal e que a decisão demorou por conta do excesso de processos na Corte. A decisão foi baseada no critério de que o afrouxamento fere a constituição. (Com informações Agência Brasil).


Por Wendell Reis - Capital News (www.capitalnews.com.br)

 

 Veja também:

 02/06/2011 - 16:57
  Fiems garante que decisão sobre ICMS não prejudicará investidores

 02/06/2011 - 14:56
  Deputados divergem sobre polêmica criada com a guerra fiscal

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS