Em 379 páginas, o ex-governador Wilson Barbosa Martins, relata quase dez décadas de sua própria história, desde a infância até o auge da vida pública e política, que começou em 1950 e durou mais de 60 anos. No livro “Memória: Janela da História”, ele relembra fatos, curiosidades e diz que só deixou de fora da obra “as malandragens" que não pode revelar. Ele completa 93 anos de idade em 21 de junho.
O lançamento do livro será na próxima quinta-feira (6), às 19h30, no Rádio Clube Campo, mas, nesta manhã de terça-feira (4), o ex-governador apresentou o livro para a imprensa. Ele falou da importância da obra e até mesmo da tentativa de não escrevê-la. “A princípio, eu não via a importância que isso poderia ter, mas depois me convenceram e comecei a pensar seriamente”, disse.
Ele é ex-advogado e contou que demorou pouco mais de dois anos para escrever a obra. “Eu comecei com a Bic [marca de caneta esferográfica]”, ao dizer que começou a escrever o livro à mão. “Como tremia muito ao escrever, fui ao médico para que me receitasse algum remédio para que eu conseguisse, mas não deu certo e então passei a ditar o livro”, contou.
Ele se emocionou ao falar que colocou várias memória de infância na obra e também de sua mãe. “Foram muito fortes as lembranças dos meus pais, da minha mãe principelmente”. Ladeado por amigos, como os historiadores Hidelbrando Campestrini e Maria da Glória Sá Rosa, o ex-governador comentou que o livro, agora, faz parte da história de Mato Grosso do Sul. “Falo de grandes nomes, como Vespasiano Martins e Fernando Corrêa da Costa, homens grandes desse Estado”.

Wilson Barbosa Martins se emocionou ao falar de suas lembranças
Foto: Deurico/Capital News
Arrependimento
Por duas vezes prefeito de Campo Grande (1959/1962 e 1962/1963) e também governador do Estado (1983/1986 e 1995/1999), Wilson Barbosa é uma das figuras políticas mais tradicionais de Mato Grosso do Sul.
Historicamente opositor político do também ex-governador Pedro Pedrossian, Wilson afirmou que não tem arrependimentos de sua trajetória. “Não me arrependo de nada da minha vida pública”, sustentou, lembrando que assentou colonos, construiu escolas e postos de saúde.
Um dos fundadores do PMDB em Mato Grosso do Sul, Wilson Barbosa também afirmou que teve a vida pública que quis e foi um dos maiores lutadores para que no Brasil se instalasse a democracia.
Por: Lucia Morel - (www.capitalnews.com.br)
Veja também:
Imagem do Dia - 04/05/2010 - 12:54
Histórias de 60 anos de vida política em 379 páginas em autobiografia
04/05/2010 - 10:53
Wilson Barbosa Martins coloca 60 anos de vida política em livro de memórias
04/05/2010 - 10:10
Wilson diz acreditar que André vence no 1º turno
16/03/2010 - 17:05
Livro de Wilson Martins sai em maio