O Governo de Mato Grosso do Sul abriu oficialmente a edição 2025 do Festival de Inverno de Bonito (FIB), que segue até domingo (24) com mais de 130 atrações gratuitas espalhadas por praças, ruas, escolas e quatro grandes palcos.
A abertura contou com cortejo da Orleans Jazz Band, que percorreu a avenida principal convidando moradores e turistas para a festa. Na Praça da Liberdade, um flashmob apresentou o tema deste ano: “Bonito Flui”.
A ministra da Cultura, Margareth Menezes, participou da cerimônia e ressaltou a importância da iniciativa.
“Este é um festival diverso, que contempla literatura, música, dança, que acontece para todas as pessoas, jovens, idosos, crianças. Isso é fazer a política cultural chegar a todos, como um direito do cidadão brasileiro”.
Secretários de Cultura de todo o Brasil também marcaram presença em Bonito para o Fórum Nacional de Secretários e Secretárias de Cultura, realizado em paralelo ao festival.
O diretor-presidente da Fundação de Cultura de MS, Eduardo Mendes, destacou a proposta democrática do evento.
“O Festival de Inverno é um presente para a população de Mato Grosso do Sul e para os turistas que nos visitam. Serão cinco dias de celebração da cultura, com atrações para todas as idades”.
O secretário de Estado de Turismo, Esporte e Cultura, Marcelo Miranda, reforçou que a programação vai além dos grandes shows.
“O festival não é feito só das apresentações noturnas, mas também de atividades de teatro, circo, dança e moda, que vão agradar a todos”.
Já o prefeito de Bonito, Josmail Rodrigues, ressaltou o orgulho da cidade em sediar o evento.
“Este é um dos maiores eventos culturais de Mato Grosso do Sul e motivo de orgulho para nossa cidade”.
Música regional e nomes nacionais
No palco Lua, a primeira noite foi marcada pelo projeto Canta Bonito, idealizado por Kalu Carvalho, que reuniu quatro bandas sul-mato-grossenses: Rock Sellers, As Máquinas do Seu Antônio, Mataguew e Mulheres de Quinta.
“O Canta Bonito vem atender uma demanda por espaços para os músicos locais apresentarem seus trabalhos, e o festival proporciona isso para um público ainda maior”, destacou Kalu.
Após a apresentação das bandas regionais, o Maestro Spok subiu ao palco com sua orquestra trazendo a mistura de frevo, jazz e MPB. Logo depois, a cantora Elba Ramalho revisitou sucessos de sua carreira e de artistas como Alceu Valença, Zé Ramalho e Luiz Gonzaga, emocionando o público.
“Bonito é um lugar mágico, cheio de belezas naturais. Estar em um festival com a orquestra do maestro Spok é uma honra enorme”, declarou Elba.
Emoção no público
Entre os espectadores, famílias e casais compartilharam momentos de celebração. O casal Rui Rubim e Tânia Cyles, de Campo Grande, comemorou 45 anos de namoro durante o show de Elba. Já o campo-grandense Ernando Jaques vibrou ao ver o filho, baterista da Rock Sellers, se apresentar pela primeira vez em um grande palco.
Programação segue até domingo
Até o dia 24 de agosto, Bonito será palco de apresentações de música, dança, teatro, literatura, moda, artes visuais e gastronomia. Os quatro palcos principais – Sol, Águas, Futuro e Lua – receberão artistas regionais e nacionais em uma programação gratuita e aberta ao público.