Campo Grande 00:00:00 Quinta-feira, 21 de Agosto de 2025


Cultura e Entretenimento Quinta-feira, 21 de Agosto de 2025, 13:12 - A | A

Quinta-feira, 21 de Agosto de 2025, 13h:12 - A | A

Mato Grosso do Sul

Festival de Inverno de Bonito abre com diversidade cultural e shows nacionais

Evento reúne mais de 130 atrações gratuitas até domingo e celebra a força da música regional aliada a grandes nomes da cena brasileira

Elaine Oliveira
Capital News

O Governo de Mato Grosso do Sul abriu oficialmente a edição 2025 do Festival de Inverno de Bonito (FIB), que segue até domingo (24) com mais de 130 atrações gratuitas espalhadas por praças, ruas, escolas e quatro grandes palcos.

A abertura contou com cortejo da Orleans Jazz Band, que percorreu a avenida principal convidando moradores e turistas para a festa. Na Praça da Liberdade, um flashmob apresentou o tema deste ano: “Bonito Flui”.

A ministra da Cultura, Margareth Menezes, participou da cerimônia e ressaltou a importância da iniciativa.

“Este é um festival diverso, que contempla literatura, música, dança, que acontece para todas as pessoas, jovens, idosos, crianças. Isso é fazer a política cultural chegar a todos, como um direito do cidadão brasileiro”.

Secretários de Cultura de todo o Brasil também marcaram presença em Bonito para o Fórum Nacional de Secretários e Secretárias de Cultura, realizado em paralelo ao festival.

O diretor-presidente da Fundação de Cultura de MS, Eduardo Mendes, destacou a proposta democrática do evento.

“O Festival de Inverno é um presente para a população de Mato Grosso do Sul e para os turistas que nos visitam. Serão cinco dias de celebração da cultura, com atrações para todas as idades”.

O secretário de Estado de Turismo, Esporte e Cultura, Marcelo Miranda, reforçou que a programação vai além dos grandes shows.

“O festival não é feito só das apresentações noturnas, mas também de atividades de teatro, circo, dança e moda, que vão agradar a todos”.

Já o prefeito de Bonito, Josmail Rodrigues, ressaltou o orgulho da cidade em sediar o evento.

“Este é um dos maiores eventos culturais de Mato Grosso do Sul e motivo de orgulho para nossa cidade”.

Música regional e nomes nacionais

No palco Lua, a primeira noite foi marcada pelo projeto Canta Bonito, idealizado por Kalu Carvalho, que reuniu quatro bandas sul-mato-grossenses: Rock Sellers, As Máquinas do Seu Antônio, Mataguew e Mulheres de Quinta.

“O Canta Bonito vem atender uma demanda por espaços para os músicos locais apresentarem seus trabalhos, e o festival proporciona isso para um público ainda maior”, destacou Kalu.

Após a apresentação das bandas regionais, o Maestro Spok subiu ao palco com sua orquestra trazendo a mistura de frevo, jazz e MPB. Logo depois, a cantora Elba Ramalho revisitou sucessos de sua carreira e de artistas como Alceu Valença, Zé Ramalho e Luiz Gonzaga, emocionando o público.

“Bonito é um lugar mágico, cheio de belezas naturais. Estar em um festival com a orquestra do maestro Spok é uma honra enorme”, declarou Elba.

Emoção no público

Entre os espectadores, famílias e casais compartilharam momentos de celebração. O casal Rui Rubim e Tânia Cyles, de Campo Grande, comemorou 45 anos de namoro durante o show de Elba. Já o campo-grandense Ernando Jaques vibrou ao ver o filho, baterista da Rock Sellers, se apresentar pela primeira vez em um grande palco.

Programação segue até domingo

Até o dia 24 de agosto, Bonito será palco de apresentações de música, dança, teatro, literatura, moda, artes visuais e gastronomia. Os quatro palcos principais – Sol, Águas, Futuro e Lua – receberão artistas regionais e nacionais em uma programação gratuita e aberta ao público.

Álbum de fotos

Ascom FIB 2025

Festival de Inverno de Bonito 2025

Ascom FIB 2025

Festival de Inverno de Bonito 2025

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS