A Microsoft começou a informar os usuários do MSN Messenger que o fim do serviço de mensagens está marcado para o dia 15 de março. O comunicador existia desde 1999 quando surgiu para competir com o ICQ, programa mais popular da época. O MSN desbancou o ICQ e começou a perder força na metade dos anos 2000, com a criação do GTalk e, mais recentemente, com o sistema próprio de mensagens do Facebook.
O anúncio do fim do programa foi feito em dezembro de 2012. Até 15 de março, os usuários do MSN devem integrar as contas do Windows Live Messenger, como é denominado, com o Skype, programa de comunicação adotado pela Microsoft.
Segundo informações da Microsoft, divulgadas no site The Next Web, o MSN tem, atualmente, 100 milhões de usuários ativos em todo o mundo.
Aviso
Desde a última terça-feira (8), a Microsoft começou a enviar emails de notificação aos usuários do serviço com a informação da data do fim do MSN. A mensagem também informa as vantagens do usuário ao aderir o uso do Skype.
Na mensagem, ainda existe um link para que o usuário possa entrar no site do Skype e fazer a integração das duas contas. De acordo com a empresa, a partir do dia 15 de março as pessoas não vão mais conseguir fazer o login no programa. Ao tentar realizar o processo de entrada, uma notificação vai aparecer para o usuário com um assistente de instalação que vai baixar o Skype e desinstalar o MNS, tudo ao mesmo tempo.
Mudanças na Microsoft
O fim do MSN Messenger é uma das três mudanças radicais anunciadas pela Microsof, que vem mudando seu portfólio de produtos. Em julho de 2012, a empresa anunciou um novo serviço de email para concorrer com o GMail: o Outlook.com. O produto vai substituir o Hotmail, serviço de email gratuito da Microsoft. No entanto, essa mudança ainda não teve data definida.
A empresa também lançou o Windows 8, nova versão do sistema operacional mais vendido no mundo. O Windows 8 vem com uma nova interface, totalmente diferente do Windows 7. A empresa tenta atender o mercado de tablets com a nova versão do sistema operacional, já que a nova interface é otimizada para telas sensíveis ao toque.