Campo Grande 00:00:00 Terça-feira, 23 de Julho de 2024


Tecnologia Sexta-feira, 14 de Junho de 2024, 09:44 - A | A

Sexta-feira, 14 de Junho de 2024, 09h:44 - A | A

Revolução industrial

As origens da internet

Desde 2006, existe inclusive o Dia Mundial da Internet, celebrado em 17 de maio

Da Redação
Capital News

Reprodução

Origem da internet

 

No século XXI, a internet se estabeleceu como uma ferramenta importante para a rotina de bilhões de pessoas, tanto para fins profissionais, como também em termos de lazer. Disponível tanto no computador como também em smartphones, tablets, relógios inteligentes e vários outros dispositivos, a internet continua se tornando cada vez mais indispensável no mundo moderno.

Desde 2006, existe inclusive o Dia Mundial da Internet, celebrado em 17 de maio, de acordo com uma definição da Organização das Nações Unidas (ONU). Abaixo, confira mais detalhes sobre as origens da internet e como a mesma se tornou o que conhecemos hoje.

Como surgiu a internet?

Nos anos 50, o mundo vivenciava a Guerra Fria, um período de hostilidade entre os Estados Unidos e a União Soviética, o qual englobava questões políticas, econômicas, militares e até mesmo tecnológicas. Nessa época, os meios de comunicação mais utilizados eram o telefone e o telégrafo, e os computadores existentes não passavam de máquinas enormes capazes de fazer cálculos e arquivar dados.

Em meio a esse cenário, os Estados Unidos temiam que suas informações sigilosas fossem vigiadas pela União Soviética, o que motivou o interesse em encontrar maneiras mais seguras e eficazes de proteger essas informações.

Foi por essa razão que professores e pesquisadores de quatro universidades dos Estados Unidos começaram a trabalhar em conjunto para criar uma rede de comunicação entre os computadores da época, dando origem em 1969 à ARPAnet, tecnologia precursora da internet que temos hoje.

Introdução do “www”

Na década de 90, com o fim da Guerra Fria, o Departamento de Defesa dos Estados Unidos encerrou a ARPAnet e a substituiu por uma nova rede de comunicação mais avançada, chamada NSFNET. Contudo, a ação mais importante para a popularização da internet ocorreu com a criação da World Wide Web, mais conhecida como “www”.

Criada pelos engenheiros europeus Tim Berners-Lee e Robert Cailliau, a World Wide Web permitiu o surgimento dos navegadores e dos sites, o que ampliou a acessibilidade da internet.

Aos poucos, a partir da segunda metade dos anos 90, a internet começou a alcançar um número crescente de pessoas. Paralelamente, o número de sites também aumentou, e os usuários ganharam a chance de realizar diversas atividades online, como ler notícias, trocar mensagens com os amigos e jogar cassino online no Brasil e em várias partes do mundo.

A quarta revolução industrial

Atualmente, ao considerar o impacto da internet para a sociedade contemporânea, os historiadores classificam o seu surgimento como a quarta revolução industrial, responsável por dar início a Era da Informação.

Em um curto intervalo de aproximadamente duas décadas, a internet se firmou como uma das maiores invenções da humanidade. De acordo com estatísticas divulgadas pela União Internacional de Telecomunicações (UIT), o número de pessoas que acessam a internet regularmente já alcança cerca de 5,4 bilhões, o que corresponde a 70% da população global. Para os próximos anos, a estimativa é de que esse número continue crescendo e se aproxime ainda mais de 100%.

Reprodução

Origem da internet

Desde 2006, existe inclusive o Dia Mundial da Internet, celebrado em 17 de maio

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS