Campo Grande 00:00:00 Quarta-feira, 14 de Maio de 2025


Rural Domingo, 11 de Dezembro de 2011, 07:26 - A | A

Domingo, 11 de Dezembro de 2011, 07h:26 - A | A

Tradicional Expogrande será modernizada a partir do ano que vem

Valdelice Bonifácio - Capital News (www.capitalnews.com.br)

A Associação dos Criadores de Mato Grosso do Sul (Acrissul) apresenta na próxima segunda-feira, dia 12, às 18 horas, no auditório da entidade, o novo modelo da tradicional Expogrande que será colocado em prática no ano que vem.

As mudanças decorrem do avanço na tecnificação da produção agropecuária e do conhecimento científico aplicado.

Conforme o presidente da entidade, Francisco Maia, o modelo de feira tradicional está mudando. “As feiras estão mais técnicas”, resume Maia.

Agora, a ideia é angariar a participação das raças bovinas, focando mais na produção comercial de gado de corte.

“Queremos aproveitar a experiência bem sucedida da Expogrande do ano passado, quando realizamos a primeira Expo MS Genética", explica.

A proposta da reformulação da Expogrande para 2012 foi apresentada pelo diretor da Acrissul, Adriano Rúbio.

Para ele, a reformulação da Expogrande, significa trazer mais raças de bovinos, equinos, ovinos e caprinos para o parque, diversificando a exposição comercial de animais.

Prática rural

O projeto da nova Expogrande irá manter seu caráter social e comercial. O diferencial em relação às outras feiras será a preocupação maior em aliar informações técnicas à prática da lida rural.

O projeto prevê a realização de dia de campo para cada raça, com palestra, workshops, apresentação de animais, degustação e no final o leilão de animais da raça do dia.

Os pavilhões da Acrissul serão todos adaptados para abrigar melhor a mostra técnica dos animais.

Resgate de criadores

A proposta é trazer criadores das raças nelore, guzerá, brahman, angus, hereford, braford, canchim, senepol, tabapuã, simental, charolês, holandês, gir leiteiro, Jersey, caprinos e ovinos, entre outras que deixaram de participar da Expogrande nos últimos anos.

O setor agrícola terá espaço ampliado dentro do Parque de Exposições Laucídio Coelho, inclusive com áreas para promoção de intercâmbio técnico e comercial entre as empresas e os produtores rurais. “O importante é aliar a tradição às oportunidades de negócios”, explica Francisco Maia.

Os leilões de animais serão divididos em produção, reprodutores e matrizes e também de corte. Além disso, a feira terá shoppings para negociação direta entre vendedores e compradores.  

(Com informações da assessoria de imprensa da Acrissul)

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS