Campo Grande Terça-feira, 23 de Abril de 2024


Rural Quarta-feira, 31 de Março de 2021, 14:32 - A | A

Quarta-feira, 31 de Março de 2021, 14h:32 - A | A

Meio Ambiente

Senar oferece curso de Boas Práticas Agrícolas em Florestas Plantadas

Iniciativa fomenta a sustentação ambiental, econômica e social no setor florestal

Lethycia Anjos
Capital News

Divulgação/Famasul

Senar oferece curso de Boas Práticas em Florestas Plantadas

Área de florestas plantadas

Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso do Sul (SenarMS) oferece gratuitamente o curso “Boas Práticas Agrícolas em Florestas Plantadas”. Entre os temas abordados estão a eficiência e sustentabilidade na silvicultura, associadas à qualidade do manejo e à conservação da base de recursos naturais. 

 

Instrutora do curso de capacitação, Amanda Vinholi Barreto enfatiza a importância do manejo adequado. “O manejo florestal sustentável é o melhor método para otimizar o desenvolvimento e a rentabilidade da silvicultura. Esta é uma atividade que respeita os mecanismos de sustentação do ecossistema, garantindo retorno econômico, social e ambiental”, explicou via assessoria.

 

Entre os benefícios proporcionados pelo setor florestal destaca-se o fornecimento de energia e matéria-prima para a indústria e construção civil. “Com o potencial deste segmento principalmente na participação no comércio mundial, os investimentos na melhoria das práticas de manejo são constantes e têm como principal objetivo mitigar os impactos no meio ambiente e promover a conservação da biodiversidade”, ressalta Amanda Vinholi.

 

O setor florestal também contribui diretamente na regulação do fluxo hídrico, controle do clima, formação de estoques de carbono, conservação de solo, ciclagem de nutrientes e formação de corredores ecológicos.

 

A capacitação integra o portfólio do Senar MS, que tem como objetivo demonstrar técnicas adequadas com que proporcionam uma produção sustentável, por meio da abordagem de temas como as espécies de maior adaptabilidade e produtividade contínua, características que reduzem custos e tornam a atividade mais eficiente e lucrativa.

 

Serviço:

Todas as capacitações oferecidas estão disponíveis no link: senarms.org.br.

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS