Campo Grande 00:00:00 Quinta-feira, 25 de Junho de 2026


Rural Quarta-feira, 02 de Maio de 2012, 10:46 - A | A

Quarta-feira, 02 de Maio de 2012, 10h:46 - A | A

Sem-terras realizam passeata com o tema “Luta pela Terra” em Campo Grande

Melice Sguissardi - Capital News (www.capitalnews.com.br)

Cerca de dois mil trabalhadores sem-terras de assentados do estado, se reuniram na Fetragri – Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Mato Grosso do Sul, na manhã desta quarta-feira (2), em Campo Grande, para a passeata com o tema “Luta pela Terra”, em busca de respostas sobre a situação em que o INCRA/MS se encontra. “ É um grito de socorro” – desabafa Geraldo Teixeira, presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura de Mato Grosso do Sul (Fetagri/MS)

Clique na imagem para acessar a galeria

Geraldo Teixeira, presidente Fetagri/MS, comanda a passeata
Foto: Deurico/Capital News

Desde 2010, o trabalho que o INCRA/MS vinha desenvolvendo com a reforma agrária, distribuindo terras para aqueles que precisam dela para sobreviver, está paralisado pelo Ministério Público de Dourados, devido às denuncias envolvendo a superintendência do próprio INCRA em corrupção (vendas e alugueis de terras) o que é determinantemente contra a lei.

“Há mais de sete anos moro em assentamento e nunca fui contra a lei, não achamos justo todos nós, trabalhadores honestos, saírem prejudicados por causa dos outros. Queremos justiça!” – declara Helena Martins, do assentamento Sol Nasce para Todos.

Clique na imagem para acessar a galeria

Adão de Souza Cruz, Diretor da Reforma Agrária e Meio Ambiente da Fetragri
Foto: Deurico/Capital News

Com isso, os assentados estão sem terra para produzir e, desde então, lutam em meio a reuniões com integrantes do INCRA/MS para chegar a uma solução. “ Até agora não tivemos nenhuma resposta, já fizemos inúmeras reuniões com o pessoal do INCRA mas nada foi decido, por isso estamos aqui hoje para alertar e exigir alguma saída para o nosso caso” – ressalta Teixeira.

A manifestação começou em frente à sede da Fetagri e percorre vários pontos de Campo Grande. Dalí os trabalhadores saem pela Salgado Filho, em direção à Avenida Bandeirantes, passam pelo Ministério Público Federal, onde um grupo permanece ali, com faixas e cartazes, enquanto o restante do grupo segue em direção à Rua 26 de Agosto, até a sede do INSS. Em seguida partem para a Avenida Afonso Pena, em direção ao Banco do Brasil (agência 13 de Maio), situado nessa via, esquina com a Rua 13 de Maio. Mais adiante o grupo chega também à sede do INCRA.

No mesmo momento, um grupo de sem-terras distribuem nas rodovias de Mato Grosso do Sul, entre elas a que liga Itamaraty à Ponta Porã, panfletos com a pauta em questão, divulgando o motivo da manifestação. “ Não estamos fechando as rodovias, estamos apenas distribuindo a pauta aos motoristas. São em torno de 10 rodovias” – explicou Adão de Souza Cruz, Diretor da Reforma Agrária e Meio Ambiente da Fetragri.

Clique na imagem para acessar a galeria

"Não acho justo não ter terra para trabalhar, sempre andei na linha" - Helena Martins
Foto: Deurico/Capital News

Além disso, os assentados aproveitam para reivindicar a questão do PAC- Programa de Aceleração do Crescimento, exigindo melhores condições nas estradas facilitando o acesso aos assentamentos.

A passeata encerra em frente à Governadoria, Eles querem pedir o apoio do governador André Puccinelli para acelerar o processo de reforma agrária em Mato Grosso do Sul. 

Clique na imagem para ampliar

A pauta em questão
Reprodução

 

• • • • • 
• Junte-se à comunidade Capital News!
Acompanhe também nas redes sociais e receba as principais notícias do MS onde estiver.

• • • • • 
• Participe do jornalismo cidadão do Capital News!
Pelo Reportar News, você pode enviar sugestões, fotos, vídeos e reclamações que ajudem a melhorar nossa cidade e nosso estado. 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS