Pecuaristas de todo o Estado sabem o quanto o período de seca, entre maio a setembro (quando as primeiras chuvas no estado acontecem) traz desconforto para seu gado, devido à forte estiagem que deixa os pastos secos e amarelados - o que significa falta de nutrientes – fazendo com que o animal coma menos, e, conseqüentemente, perca peso prejudicando o pecuarista. Diante disso, muitos utilizam o sistema de confinamento para engordar o gado. Assunto esse já discutido aqui no Capital News.
De acordo com uma pesquisa, divulgada na manhã desta segunda-feira (21), desenvolvida pelo Banco Original, através de respostas obtidas por 228 produtores de todo o Brasil, entre março e abril desde ano, só no estado de Mato Grosso do Sul os dados apontam que 70% dos pecuaristas praticam o confinamento estratégico, alegando um aumento de 19,3% nos próximos anos.
A amostra permite esperar uma intenção de confinar entre 17,5% e 21% de animais a mais do que em 2011, o que simplifica esse aumento.
O crescimento expressivo mostrou algumas diferenças regionais. Regiões menos tradicionais na atividade, como Rondônia, Pará, Tocantins e Bahia apareceram na pesquisa com 20%, 40%, 75% e 100% de aumento, respectivamente, todas as taxas acima da média nacional. Estas regiões nem entravam em pesquisas anteriores sobre confinamento, mas tendem a apresentar importância gradativa devido a expansão agrícola e intensificação da produção pecuária nestas regiões.

A pesquisa foi divulgada pelo economista-chefe do Banco Oroginal, Marcelo Cypriano
Foto: Deurico/Capital News
Os estados tradicionais nesta atividade, que apresentam volume mais expressivo de animais confinados, como São Paulo, Goiás, Mato Grosso do Sul e Mato do Grosso, apareceram com aumento de 6%, 10%, 20% e 30%, respectivamente. Goiás registra o aumento de 98%.
Esta pesquisa foi desenvolvida pelo Banco Original, que está em Campo Grande para participar do Circuito Feicorte 2012 que acontece nesta terça e quarta-feira (22 e 23).
Circuito Feicorte 2012 em Campo Grande
Na terça e quarta-feira (22 e 23) o Centro de Convenções Rubens Gil de Camilo recebe, a partir das 9h, um público com estimativa de 1.000 visitantes, entre produtores, estudantes, profissionais e empresários, para conferir as 18 palestras programadas no Circuito Feicorte NFT, apresentadas por profissionais qualificados da área.
As palestras serão divididas nos dois dias, sob o formato de feira de negócios integrada a uma programação de workshops, com a proposta de levar informação para o produtor e fomentar o relacionamento entre indústria e pecuaristas.
Para a visitação a entrada é gratuita, mas é necessário fazer o cadastro no site www.circuitofeicorte.com.br, assim como para assistir os workshops que custa R$ 350 (inteira) R$ 175 (estudante) pela internet. No local o valor será R$ 400 (estudante R$ 200).
Circuito Feicorte NFT
Considerado o maior evento da cadeia pecuária de corte do mundo, a Feicorte, promove este circuito em 5 regiões dos principais pólos de produção de gado de corte, onde se concentram mais de 55% do total de cabeças de gado de corte no Brasil. Cuiabá, Salvador e Goiânia já receberam o circuito que encerra suas atividades na Feicorte em São Paulo, de 11 a 15 de junho.
• • • • •
• Junte-se à comunidade Capital News!
Acompanhe também nas redes sociais e receba as principais notícias do MS onde estiver.
• • • • •
• Participe do jornalismo cidadão do Capital News!
Pelo Reportar News, você pode enviar sugestões, fotos, vídeos e reclamações que ajudem a melhorar nossa cidade e nosso estado.

