Campo Grande 00:00:00 Terça-feira, 13 de Maio de 2025


Rural Sexta-feira, 23 de Abril de 2010, 10:54 - A | A

Sexta-feira, 23 de Abril de 2010, 10h:54 - A | A

MPF defende que Acrissul deixe de receber verba federal para Expogrande

Ana Maria Assis - Capital News

Conforme uma recomendação do Ministério Público Federal (MPF), enquanto a Associação dos Criadores de Mato Grosso do Sul (Acrissul) não comprovar a necessidade da cobrança do ingresso, o Ministério do Turismo (MinTur) não deve liberar as verbas destinadas à realização da Expogrande. O recurso ao qual o MPF se refere corresponde ao valor de mais de um milhão de reais.

O MPF pede também que a Acrissul apresente todas as receitas e despesas efetuadas, com os documentos fiscais, contábeis e financeiros de cada gasto realizado e a respectiva origem dos recursos utilizados. As informações apresentadas devem, ainda, passar por parecer técnico da Controladoria-Geral da União (CGU) ou do Tribunal de Contas da União (TCU) para comprovação da necessidade dos valores cobrados no ingresso.

Durante a Expogrande, o MPF ajuizava ação na Justiça Federal e solicitava ao Ministério do Turismo fiscalização no emprego das verbas destinadas ao evento.

O prazo para que todas as informações solicitadas pelo MPF sejam repassadas pela Acrissul é de 20 dias. Para falar sobre o caso, o MPF sugeriu um debate na Faculdade Estácio de Sá, com a presença de representantes da Acrissul e do Ministério do Turismo.

O envolvimento da Estácio de Sá é devido à representação feita por acadêmicos do Diretório Central de Estudantes (DCE) que indicaram, por meio de documentos, a liberação de emendas parlamentares de Deputados Federais para a realização da exposição. Todos os shows realizados na Feira Agropecuária seriam pagos com recursos do Ministério do Turismo.

Sobre acatar ou não a recomendação do MPF, o MinTur tem 15 dias para encaminhar resposta, sob pena das providências judiciais e extrajudiciais pertinentes para garantir a prevalência das normas de proteção ao patrimônio público e social.


Por: Ana Maria Assis (www.capitalnews.com.br)
  

 

 Veja também:

 25/03/2010 - 14:54
  Acrissul diz ter liminar para cobrar ingressos

 24/03/2010 - 13:01
  Após Justiça cancelar cobrança de ingresso, presidente da Acrissul diz que pode suspender shows musicais

 23/03/2010 - 08:42
  MPF diz que Expogrande não pode cobrar entrada de shows por ser realizada com recurso do governo Federal

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS