Jonas de Oliveira/ANPR
Cumprindo exigência de mercado, 300 veterinários serão contratados para atuar junto aos Auditores Fiscais Federais Agropecuários (AFFAS)
Relatório enviado na última semana, ao serviço de saúde e segurança alimentar da União Européia, o DG Sante, é uma resposta a incorformidades apontadas pela missão européia que veio ao Brasil no início de maio, onde não foram encontradas em aves, os dois tipos de salmonellas que podem afetar a saúde pública: a tifimurium e a enteritidis.
De acordo com o secretário de Defesa Agropecuária do Mapa, Luís Rangel, “O relatório informa ainda providências adotadas pra o reforço no controle sanitário, para impedir a presença de salmonella nos cortes de frangos exportados àquele mercado”, pontua. Em visita ao Brasil, os técnicos europeus insistiram na necessidade de os frigoríficos melhorarem a fiscalização dos produtos, com reforço nas equipes de fiscais, pontua.
Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa), vai contratar emergencialmente, em até 60 dias, 300 médicos veterinários, que irão atuar junto aos Auditores Fiscais Federais Agropecuários (AFFAS) em plantas frigoríficas. Segundo o secretário Luís Rangel, “os novos contratados irão atuar nas unidades que exportam para a União Européia, nas atividades ante e post mortem”, conclui.
A comunidade européia é uma das prioridades por ser cliente antigo, e por ter auxiliado o Brasil a aprimorar a defesa agropecuária com suas exigências. No ano de 2016, foram comprados US$ 1,8 bilhão de carnes do Brasil e, neste ano, até maio, a importação atingiu US$ 648 milhões.
• • • • •
• Junte-se à comunidade Capital News!
Acompanhe também nas redes sociais e receba as principais notícias do MS onde estiver.
• • • • •
• Participe do jornalismo cidadão do Capital News!
Pelo Reportar News, você pode enviar sugestões, fotos, vídeos e reclamações que ajudem a melhorar nossa cidade e nosso estado.

