O cálculo fechado considera os prejuízos com a perda de 3% da safra de grãos na logística terrestre e o custo adicional para manter, além do tempo contratado, os navios a espera de um espaço para descarregar fertilizantes ou carregar produtos agrícolas --como soja, milho, café, açúcar e até frutas nos portos da costa brasileira. No primeiro caso, a perda atinge US$ 1,88 bilhão. No segundo caso, a perda alcança a cifra maior, US$ 2 bilhões.
No mesmo estudo feito em 2004, a despesa com tempo adicional de espera de navios em portos era de US$ 1,2 bilhão. O aumento desse custo nos últimos quatro anos foi causado pelo bom desempenho do agronegócio brasileiro aliado à falta de investimentos em infra-estrutura. Com isso, o custo com o chamado "demurrage" (nome técnico para a sobrestada dos navios em portos) subiu mais de 60%.
O preço dessa ineficiência daria ao Brasil ao menos dois portos com cerca de 16 berços de atracação (algo como dois portos de Paranaguá). A cifra também seria suficiente para executar 16 dragagens iguais a que está prevista para de Santos, responsável pelo movimento de 25% do volume de carga do país.
Outro lado
O ministro da Secretaria Especial de Portos, Pedro Brito, minimizou o problema. "Reconheço que o problema [do tempo de espera de navios] existe, mas já está sendo atacado", afirmou em entrevista à Folha.
Brito disse que o custo de US$ 2 bilhões por ano, estimado pela associação que reúne o setor de fertilizantes, é um valor "superestimado", que não corresponde aos dados do ministério. Entre as principais medidas do governo para melhorar a infra-estrutura portuária está a dragagem dos canais de navegação. O primeiro da lista será o porto de Santos. A estimativa é que a licitação seja aberta no início do segundo semestre.
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