A inovação tecnológica no campo é a grande responsável pela competitividade e avanço de todas as cadeias produtivas de Mato Grosso do Sul. A avaliação do presidente da Federação de Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (Famasul), Eduardo Riedel, vai ao encontro do tema proposto para a 18º Showtec 2014, uma feira dedicada aos produtores e empreendedores rurais e técnicos agrícolas, que acontece de 22 a 24 de janeiro, em Maracajú.
A Showtec está entre as dez maiores feiras no país, além de contar com participação de produtores do Paraguai, Bolívia e Uruguai. Serão cerca de 100 expositores que irão apresentar novas soluções para sistemas produtivos, além de 500 tecnologias voltadas para o campo e novos espaços para setores de pecuária, leite, sucroenergia e agricultura familiar.
O diretor da Fundação MS – instituição de pesquisa privada sem fins lucrativos que realiza o evento -, Renato Roscoe, destaca a abrangência e o reflexo da Showtec na cadeia produtiva. “A feira acontece em janeiro, que é um período ideal para o cultivo da soja, que é a maior cultura no nosso Estado, exatamente para dar ao produtor a oportunidade de ver a tecnologia aplicada e demonstrada no campo, comparar, negociar e tomar decisões. Os produtores buscam a informação que vão utilizar diretamente na produção”, destaca.
A secretária de produção, indústria e comércio de Mato Grosso do Sul, Tereza Cristina Correa da Costa, ressaltou que o Estado é referência na aplicação de tecnologias no campo. “Prova disso é que a Embrapa tem Mato Grosso do Sul como um dos campos que mais abastece as pesquisas. Além disso, iniciativas assim aproximam o produtor e levam ele durante todo o ano a buscar as entidades para sanar suas dúvidas. Hoje há plano de manejo, o produtor está de olho aberto”, comentou.
O evento, realizado pela Fundação MS, conta com a parceria de instituições do setor agropecuário, apresentará ao público, ainda, dados estatísticos da agricultura em Mato Grosso do Sul e os desafios para áreas em expansão, bem como estratégias de formação de boas coberturas em sistemas de cultivos integrados.
Os giros tecnológicos também são destaque na programação. Por meio de palestras técnicas, pesquisadores da Fundação MS abordarão temas como: variedades de soja para Mato Grosso do Sul, relação da arquitetura do milho com a instalação de capins em consórcio e cultivo de soja em plantio direto sob diferentes capins.
Outra novidade é a realização da Rodada de Negócios, em parceria com o Sebrae/MS. O objetivo é aproximar comercialmente empresas do agronegócio que ofertam e demandam produtos e serviços, dos produtores rurais, com foco na geração de parcerias de negócios, desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas de Mato Grosso do Sul.
Segundo o presidente da Fundação MS, Luiz Alberto Moraes Novaes, o Showtec 2014 será uma oportunidade para que o produtor rural tenha acesso às inovações tecnológicas relacionadas à agricultura e pecuária, além de fazer bons negócios. “Nossa expectativa é a melhor possível. Essa parceria com o Sebrae proporcionará ainda mais oportunidades para os produtores”, enfatiza.