Campo Grande 00:00:00 Sábado, 08 de Agosto de 2026


Rural Sexta-feira, 13 de Março de 2015, 18:58 - A | A

Sexta-feira, 13 de Março de 2015, 18h:58 - A | A

Índia foi maior exportador mundial de carne em 2014

Taciane Peres - Capital News

A Índia terminou 2014 com 1,47 milhão de toneladas de exportações de carne bovina peso produto ou 2,2 milhões de tec (toneladas equivalente carcaça), segundo dados recentes divulgados pela UNCTAD (Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento), superando em pouco mais de 100 mil tec as vendas do Brasil, o que converteu o país no maior exportador mundial no ano passado. Em outubro, o USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) tinha estimado que o Brasil continuaria com a liderança mundial, mas os aumentos das vendas indianas em novembro e dezembro permitiram essa conquista.

A distância entre ambas as potências exportadoras se reduziu em virtude das exportações de carnes processadas (enlatadas, cozidas e congeladas), categoria em que a Índia não participa. Quanto à comparação entre carnes refrigeradas, a Índia exportou 140 mil toneladas peso produto a mais, ou 210 mil tec. Em síntese, a Índia conseguiu aumentar seus embarques em 18% com relação a 2013. Os maiores envios ao Vietnã (39%) e Egito (58%) foram cruciais para alcançar esse final. Um aspecto a destacar é que o Vietnã, com 45% das exportações indianas, redireciona boa parte desses volumes à China, país ao qual a Índia não tem acesso por questões sanitárias. Esse tema estava sendo resolvido em acordos entre ambos os países, mas até agora, não foi divulgada notícia sobre um entendimento final.

• • • • • 
• Junte-se à comunidade Capital News!
Acompanhe também nas redes sociais e receba as principais notícias do MS onde estiver.

• • • • • 
• Participe do jornalismo cidadão do Capital News!
Pelo Reportar News, você pode enviar sugestões, fotos, vídeos e reclamações que ajudem a melhorar nossa cidade e nosso estado. 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS