Conforme a Portaria n.° 1.628, publicada no Diário Oficial do Estado, da última segunda-feira (13), a vacinação contra febre aftosa em Mato Grosso do Sul foi antecipada e terá início no próximo dia 20. Para discutir as estratégias relativas a esta medida, a Secretaria de Produção (Seprotur), a Agência de Defesa Sanitária Animal e a (Iagro), estão reunidas nesse momento na Seprotur, com produtores rurais do Estado.
Conforme a publicação, que antecipa a vacinação em 10 dias, a medida leva em consideração as diretrizes para a erradicação e prevenção da febre aftosa, já estabelecidas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).
Nesta etapa, a imunização dos bovinos e bubalinos contra aftosa deve obedecer o seguinte calendário: 20 de outubro a 20 de novembro no Planalto, de mamando a caducando; 20 de outubro a 5 de dezembro no Pantanal, de mamando a caducando para propriedades optantes por esta etapa; e de 20 de outubro a 20 de dezembro na Zona de Alta Vigilância (ZAV), vacinação assistida e com agulha oficial de mamando a caducando. Efetivada a vacinação, o produtor terá o prazo de no máximo 15 dias para registro. (Notícias MS)