A 1ª Expogenética realizada na 73ª Expogrande, que tem como finalidade divulgar o melhoramento genético, mostrando o potencial genético, que um touro pode passar para seus filhos, além de vender sêmens, embriões e matrizes aos produtores que desejam começar um melhoramento genético no rebanho.
Os organizadores contam que todas as expectativas foram superadas. “A 7 estrelas embriões vendeu 100% dos animais que trouxeram para serem comercializados”, conta Armando Pereira, responsável pela empresa Rebanho de avaliação genética.
“Estamos trazendo de volta o produtor rural para a feira, essa expogenética só acontece em Uberaba e mesmo com pouco tempo para organizar a de Campo Grande, já superou as expectativas e os números de Uberaba”, explica Armando.

Armando Pereira um dos organizadores do evento, explica a importância da avaliação genética
Foto: Deurico/Capital News
A exposição tem como finalidade conscientizar o produtor da necessidade de fazer um melhoramento através da avaliação genética. “Hoje 80% do sêmen nelore comercializado já passa por avaliação genética”, afirma Pereira.
A avaliação genética é feita por centros especializados que identificam estrutura de carcaça, potencial genético, características qualitativas, entre outros aspectos que fazem parte da avaliação.
O diferencial da Expogenética é que o produtor tem como conhecer o reprodutor e saber como seu animal irá ficar, avaliar as características genéticas e de carcaça.
“Aqui o produtor pode ver os animais e avaliar como seus filhos serão, aumentando as vendas com a demonstração do produto”, finaliza Armando, que diz ainda que a expogenética veio para ficar em Campo Grande e que ano que vem estará de volta na feira.

A Expogenética dmosntrou seus animais em pavilhões especiais na xpogrande 2011
Foto: Deurico/Capital News