Campo Grande 00:00:00 Sexta-feira, 10 de Outubro de 2025


Rural Quarta-feira, 13 de Maio de 2009, 07:42 - A | A

Quarta-feira, 13 de Maio de 2009, 07h:42 - A | A

Estado recebe novo núcleo do projeto PISA

Redação Capital News (www.capitalnews.com.br)

Os municípios de Ivinhema, Glória de Dourados, Jateí, Deodápolis, Novo Horizonte do Sul, Vicentina e Angélica receberam a 4ª unidade do projeto Pisa (Produção Integrada de Sistemas Agropecuários em Microbacias Hidrográficas) do Estado. O anúncio, dado por técnicos do Mapa (Ministério da Agricultura) e Seprotur (Secretária da Produção), ocorreu dia  (11) em Ivinhema (297 km).

Para o secretário adjunto da Seprotur, Paulo Engel, a presença de seis dos sete prefeitos da região, muitos vereadores e produtores dos municípios envolvidos, demonstrou alto grau de sensibilização e interesse na proposta. “Está será uma ação conjunta, onde o empenho de todos será fundamental”, justificou.

O Coordenador-Geral de Desenvolvimento Sustentável do Mapa, Adilson Reinaldo Kososki, responsável pela implantação do Pisa, detalhou a proposta e lembrou do pioneirismo do Estado ao receber a primeira unidade do programa no ano passado e o interesse dos produtores. “A adesão dos produtores é voluntária, e a proposta serve para pequenos, médios ou grandes produtores”, apontou.

Kososki também destacou entre os objetivos do Pisa, a introdução de sistemas integrados de produção, certificação, rastreabilidade e o desenvolvimento sustentável sem passivos ambientais e a proteção de bacias hidrográficas, manejo e conservação de solo e água. “A proposta exige a adoção do plantio direto e também adota a recuperação de áreas agricultáveis de pastagens e agroflorestais degradadas”, pontuou, dentre outras iniciativas.

O prefeito de Ivinhema, Renato Pieretti, acredita que o Pisa evitará o êxodo rural na região, e ainda, gerar mais renda para os produtores.  “Os pequenos produtores vem perdendo espaço, e este projeto é uma ação concreta para evitar este processo”, elogiou. O evento também contou com a palestra do Fiscal Federal Agropecuário membro da Coordenação Geral de Desenvolvimento Sustentável do Mapa, Kleber Souza dos Santos, que explicou a proposta no contexto das microbacias hidrográficas.

A produção integrada de Goiaba, também foi exposta pelo pesquisador Ryosuke Kavati da secretaria de agricultura de São Paulo. Já a produção integrada de Mandioca, foi apresentada pelo doutor Marco Antônio Sedrez Rangel, da Embrapa Mandioca e Fruticultura Tropical.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS