Terça-feira, 11 de Março de 2008, 11h:34 -
A
|
A
Dívida rural terá desconto na quitação
Da Redação
O ministro da AGRICULTURA, Reinhold Stephanes, afirmou ontem que o desenho da renegociação das dívidas agrícolas está praticamente pronto, mas evitou adiantar detalhes que serão apresentados hoje em reunião da comissão encarregada de definir as propostas.
A AGRICULTURA tem o projeto pronto, mas falta compatibilizar a proposta com o Ministério da Fazenda, citou Stephanes. Os prazos de pagamento em discussão variam de cinco a vinte anos, conforme Stephanes, citando que haverá dívidas com renegociação no período intermediário de 10 e 15 anos.
A rolagem deve ficar de acordo "com a taxa de juros atual" e não com a da época em que foi contratada, acrescentou o ministro, que falou em "tirar a gordura" da dívida. Um atraso no pagamento atualmente gera correção pela Selic, taxa básica de juros, exemplificou o ministro, ao considerar que a taxa é "inadequada para a AGRICULTURA".
Além de mexer na "gordura" da dívida, a proposta deve prever um desconto, que Stephanes chamou de "bônus", para o agricultor que tiver condições de pagar a dívida antes do tempo. Ele considerou fundamental abranger os próximos quatro anos, período que concentra os vencimentos. (Informações Agência Estado)