Campo Grande 00:00:00 Sexta-feira, 26 de Junho de 2026


Rural Sábado, 16 de Fevereiro de 2013, 07:30 - A | A

Sábado, 16 de Fevereiro de 2013, 07h:30 - A | A

Consórcio milho-braquiária é opção rentável para produtores de MS

Aliny Mary Dias - Capital News (www.capitalnews.com.br)

Em época de plantação do milho safrinha, uma opção para os agricultores de Mato Grosso do Sul é o cosórcio milho-braquiária. Segundo a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Oeste (Embrapa) em Dourados, o consórcio garante maior produtividade da soja e do milho safrinha e ainda possibilita engorda de bovinos no período de estiagem.

O consórcio tem o objetivo de produzir grãos e palha do sistema plantio direto como opção da agricultura sustentável.

O modelo de plantação, segundo a Embrapa, também garante renda ao produtor e economia nos insumos usados na lavoura.

Outra vantagem desse tipo de lavoura a fixação de carbono no solo, reduzindo a emissão de gás carbônico e contribuindo com a redução do efeito estufa.

A diminuição no desenvolvimento de plantas daninhas na lavoura também é ponto positivo para o consórcio.

De acordo com a Embrapa, outra vantagem do cultivo consorciado, são os gastos menores com fertilizantes químicos, pois a adubação é realizada apenas nas linhas de milho, e a palha é uma importante fonte de matéria orgânica para o solo.

• • • • • 
• Junte-se à comunidade Capital News!
Acompanhe também nas redes sociais e receba as principais notícias do MS onde estiver.

• • • • • 
• Participe do jornalismo cidadão do Capital News!
Pelo Reportar News, você pode enviar sugestões, fotos, vídeos e reclamações que ajudem a melhorar nossa cidade e nosso estado. 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS