Campo Grande 00:00:00 Sexta-feira, 10 de Outubro de 2025


Rural Terça-feira, 19 de Maio de 2009, 10:38 - A | A

Terça-feira, 19 de Maio de 2009, 10h:38 - A | A

China deve liberar só frango do Brasil

Da Redação

A abertura do mercado chinês às carnes suína e bovina brasileiras - um dos principais objetivos da visita oficial de três dias do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que desembarcou ontem na China, depois de passar pela Arábia Saudita - não deverá ser concedida.

Apesar da insistência de técnicos do Ministério da Agricultura e de representantes do setor privado, que negociam desde a semana passada com autoridades chinesas, a China só deve anunciar - provavelmente hoje - a liberação imediata das licenças de importação da carne de frango. Atualmente, há 24 frigoríficos de frango habilitados. Os chineses se comprometeram a comprar o produto há cinco anos, mas ainda não o fazem por entraves burocráticos.

Segundo fontes ligadas ao assunto, o governo chinês só deve anunciar em outubro uma decisão sobre a carne de porco.  Um dos maiores produtores de suínos do mundo, a China leva em conta a pressão interna. Até ontem, a condição dos chineses para a liberação era que o Brasil também comprasse deles.

No caso da carne bovina, o impasse começou há um ano, quando a Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) devolveu a Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Minas Gerais e Goiás o status de exportadores, retirado em 2005, devido a focos de febre aftosa. Mas a China só deu autorização a três frigoríficos. O governo brasileiro pediu o envio de uma missão ao Brasil para atestar a sanidade do produto. (O Globo)
.
 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS