A Expogrande 2011 traz pela segunda vez a participação do canil Stock Dog Ranch de Presidente Prudente interior de São Paulo que tem como especialidade a criação e adestramento de cães da raça Border Collie para o manejo de ovinos, caprinos e bovinos.
Marcelo Chrysostomo, proprietário do canil, trouxe para a feira a unidade móvel do canil e alguns exemplares da raça.
De acordo com Marcelo, a raça Border Collie é hoje a mais completa, que sabe trabalhar tanto no campo aberto como no fechado, é inteligente, rápido, dócil e amoroso.
“Acredito que o Border Collie é um dos únicos cães que continuam desempenhando sua função de origem, que é o pastoreio”, afirma Marcelo, que conta ainda que um animal adestrado faz o trabalho de dois a três peões em cavalos.

O proprietário do canil explica a adequação da raça com o manejo de rebanho
Foto: Deurico/Capital News
“Há dez anos faço esse trabalho de adestramento e comercialização de cães, o treinamento é o mesmo para o manejo de gado, ovelhas e cabras, o comprador recebe uma instrução de como lidar com esses animais”, explica Marcelo.
Os preços dos animais variam um filhote da raça Border Collie pode custar até R$ 2 mil. Um animal pode começar a ser treinado em média com oito meses e o adestramento dura aproximadamente seis meses, durante a Expogrande 2011, Marcelo comercializou uma cadela treinada por R$ 5 mil.

A cadela Star é uma das estrelas do canil
Foto: Deurico/Capital News