Sexta-feira, 26 de Abril de 2024


Rural Quinta-feira, 22 de Abril de 2021, 17:41 - A | A

Quinta-feira, 22 de Abril de 2021, 17h:41 - A | A

Agronegócio

Boas práticas na produção de alimentos fomenta a comercialização agropecuária

Cursos gratuitos capacitam produtores rurais de MS

Lethycia Anjos
Capital News

Divulgação/Famasul

Boas práticas na produção de alimentos fomenta a comercialização agropecuária

Produção de lacticínios é um dos focos do curso

Com objetivo de fomentar a comercialização de produtos agropecuários, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) de Mato Grosso do Sul promove cursos de boas práticas para serviços de alimentação nas áreas apícola, lácteos e pescados. A iniciativa possui enfoque em produtores que buscam agregar valor e ampliar o alcance de produtos como queijo, manteiga, requeijão, envase do mel, favo, pólen e embutidos. 

 

A capacitação oferecida pelo Senar MS é voltada aos serviços de alimentação com o intuito de certificar os produtores conforme os padrões sanitários exigidos pelos órgãos fiscalizadores. Entre os temas abordados estão a classificação de alimentos, cuidados específicos para cada segmento, estrutura e processos para evitar contaminações na produção, beneficiamento e distribuição.

 

Instrutora do Senar/MS, Ana Carla da Silva destaca que a capacitação segue as recomendações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). “O curso cumpre programação prevista na resolução da Anvisa que aborda todas as práticas de produção de alimentos seguros no ponto de vista sanitário, considerando as especificidades voltadas para cada cadeia, requisitos para expedição da licença sanitária ou selo de inspeção”, explicou via assessoria. 

 

O curso possui duração de 16 horas e conforme a assessoria, em maio está previsto a capacitação para o segmento lácteo no município de Aquidauana. Em Bela Vista será realizado um curso na área de apicultura/meliponicultura. Produtores interessados devem entrar em contato com as unidades sindicais dos seus municípios. 

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS