Campo Grande Segunda-feira, 29 de Abril de 2024


Reportagem Especial Domingo, 26 de Novembro de 2023, 08:18 - A | A

Domingo, 26 de Novembro de 2023, 08h:18 - A | A

Reportagem Especial

Treino no verão: confira as dicas para se exercitar

Atividade física é fundamental em todas as estações do ano, mas precauções são necessárias em temperaturas mais quentes

Renata Silva
Especial para o Capital News

Deurico/Capital News

Treino no verão: confira as dicas para se exercitar

Para a instrutora não basta calçar o tênis e escolher o esporte que mais lhe agrada. É necessário que haja uma preparação mais completa que inclui avaliação médica

Final do ano chegando, termômetros na casa dos 30 graus, um cenário perfeito para não deixar 2023 ir embora sem cumprir uma das famosas promessas feitas na virada: o “Projeto Verão”. No entanto, para chegar no objetivo, muita gente lança mão das dietas malucas e treinos cada vez mais intensos e na maioria das vezes sem indicação de especialista.

Acervo Pessoal

Treino no verão: confira as dicas para se exercitar

A instrutora Bruna dos Santos Freitas destaca que, com um treinamento adequado a cada aluno, é possível inclusive evitar lesões

Para a educadora física e Personal Trainer Bruna dos Santos Freitas quem está começando a se exercitar, não basta calçar o tênis e escolher o esporte que mais lhe agrada. É necessário que haja uma preparação mais completa que inclui avaliação médica e profissionais de Educação Física especializados e capacitados a direcionar melhor os treinos.

É importante observar as características individuais e fazer um plano personalizado

A instrutora destaca que, com um treinamento adequado a cada aluno, é possível inclusive evitar lesões. “A fisiologia de um não é igual ao outro, é importante observar as características individuais e fazer um plano personalizado, para conseguir mais resultados que dores”, frisa.

E por falar em lesão, é importante falar da importância do descanso. “O repouso é importante para o corpo se restabelecer para que a pessoa tenha melhores condições de treinamento nos dias seguintes. Mas vale lembrar que tudo isso tem de ser realizado em conjunto com um plano de alimentação adequado”.

Acervo Pessoal

Treino no verão: confira as dicas para se exercitar

O cardiologista Guilherme Bertão diz que a realização de exercícios na academia é essencial para a manutenção da saúde e prevenção das doenças cardiovasculares

O cardiologista Guilherme Bertão diz que a realização de exercícios na academia é essencial para a manutenção da saúde e prevenção das doenças cardiovasculares, no entanto explica a necessidade de tomar alguns cuidados. O primeiro e mais importante deles é a ida a um cardiologista para que o mesmo avalie individualmente o histórico do paciente.

O médico fala que, se após a avaliação, se estiver tudo certo, a pessoa deve procurar uma atividade física que mais se adapte ao resultado que busca, mas sem exageros. “Após a escolha dessa atividade, algumas dicas devem ser seguidas como exercícios antes das 10 horas e depois das 16h30, muita hidratação e refeições leves”, destaca.

Na presença de enjoo, náuseas, mal estar, fadiga é preciso parar a atividade imediatamente

Por fim, neste calor extremo em Campo Grande em Mato Grosso do Sul, Bertão fala que é preciso ficar atento aos sinais que o corpo dá. “Na presença de enjoo, náuseas, mal estar, fadiga é preciso parar a atividade imediatamente”, finaliza.

Para treinar no verão é importante seguir algumas dicas, o Capital News destacou sete:

1. Hidrate-se bastante;

2. Utilize roupas adequadas;

3. Invista em uma alimentação mais leve;

4. Dê atenção para a escolha dos exercícios;

5. Faça avaliação física;

6. Durma bem;

7. Diversifique os treinos.

Comente esta notícia


Colunistas LEIA MAIS