Campo Grande Segunda-feira, 29 de Abril de 2024


Reportagem Especial Domingo, 06 de Novembro de 2022, 08:32 - A | A

Domingo, 06 de Novembro de 2022, 08h:32 - A | A

Reportagem Especial

Novembro Azul: A importância do diagnóstico precoce no tratamento da doença

Em 73 anos de idade, José havia feito exame de próstata uma vez na vida, o motivo: vergonha

Renata Silva
Especial para o Capital News

Acervo pessoal

Novembro Azul: A importância do diagnóstico precoce no tratamento da doença

Eu comecei a sentir dificuldades para urinar. Na época minha falecida esposa foi quem me orientou a procurar o médico, quando soube do diagnóstico, fiquei assustado

Em 73 anos de idade o aposentado Jose Gonzaga dos Santos havia feito o exame de próstata apenas uma vez na vida, em 2004. Na época, após saber que estava “tudo bem”, relaxou e deixou o checape anual de lado pelo período de nove anos até descobrir que estava com câncer já em estado grave da doença.

"Quando soube do diagnóstico, fiquei assustado"


“Eu comecei a sentir dificuldades para urinar, perda na libido e cansaço. Na época minha falecida esposa foi quem me orientou a procurar o médico. Quando soube do diagnóstico, fiquei assustado”, detalha o aposentado que hoje está com 82 anos ao saber da doença. A descoberta foi em 2013, o tratamento incluiu quimioterapia, radioterapia e até cirurgia.

A próstata é uma glândula do sistema genital masculino, localizada na frente do reto e embaixo da bexiga urinária. O tamanho da próstata varia com a idade, e é sobre essa variação de tamanho que os homens precisam ficar atentos, explica o médico uroconcologista João Juvenis.


Segundo os dados mais recentes do Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de próstata é o mais comuns entre os homens e causa morte de 28,6% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas. No Brasil, um homem morre a cada 38 minutos da doença.

Acervo pessoal

Novembro Azul: A importância do diagnóstico precoce no tratamento da doença

Médico uroconcologista João Juvenis. A descoberta do câncer de próstata na fase inicial é a maneira mais assertiva de garantir a cura da doença


Para o Juvenis o diagnóstico precoce é a maneira mais assertiva de garantir a cura da doença, ele também detalha que mesmo na ausência de sintomas, os homens a partir dos 45 anos com fatores de risco, ou 50 anos sem estes fatores, devem ir ao urologista pelo menos uma vez ao ano.

Na fase inicial, o câncer de próstata não apresenta sintomas e quando alguns sinais começam a aparecer, cerca de 95% dos tumores já estão em fase avançada, dificultando a cura. Entre os sintomas na fase avançada, estão a dor óssea, vontade de urinar com frequência, presença de sangue na urina e/ou no sêmen.

Alguns homens apresentam fatores de risco como histórico familiar de câncer de próstata (pai, irmão e tio), a raça, os homens negros sofrem maior incidência deste tipo de câncer e a obesidade.

Em Campo Grande, de acordo com dados da Secretaria de Saúde do Município, 30 pessoas com diagnóstico de câncer de próstata iniciaram o tratamento em 2022. Este total não necessariamente corresponde somente a novos diagnósticos, uma vez que neste ano, até o último dia 15 de outubro, foram 58 novos casos confirmados na Capital.

No ano anterior, foram 105 novos diagnósticos da doença, sendo registrado naquele período 81 óbitos em decorrência do câncer de próstata. O senhor Jose continua fazendo acompanhamento da doença e se arrepende de não ter feito exames todos os anos.

"Eu falo para ele que a doença pode matar, mas eles têm vergonha"

 

Ele tem dois filhos homens um de 52 anos e outro de 54, e segundo ele, fala para os dois a importância do exame, no entanto, nenhum dos dois fizeram até o momento, entre os motivos esta o preconceito. “Eu falo para ele que a doença pode matar, mas eles têm vergonha de mostrar as partes baixas”, explica.

Comente esta notícia


Colunistas LEIA MAIS