Campo Grande Segunda-feira, 24 de Junho de 2024




ENTREVISTA Sábado, 01 de Junho de 2024, 09:52 - A | A

Sábado, 01 de Junho de 2024, 09h:52 - A | A

Entrevista

Você sabe tudo sobre o Corpus Christi?

Solenidade cristã é uma das mais importantes no calendário litúrgico

Renata Santos Portela
Especial para o Capital News

Acervo Pessoal

Você sabe tudo sobre o corpus christi?

 

Nem as baixas temperaturas que atingiram a capital sul-mato-grossense nos últimos dias desanimaram os católicos que nesta quinta-feira (30) acompanharam a celebração de Corpus Christi. A Praça do Rádio Clube Campo, no centro da cidade, ficou lotada, mais de 5 mil pessoas participaram da missa que encerrou o evento.

Considerada uma das mais importantes no calendário litúrgico, a solenidade cristã reuniu famílias, jovens e idosos que juntos compartilharam o momento de devoção e fé. Mas você sabe quando surgiu essa data? Por que ela é importante para os católicos?

O Capital News conversou com o padre Reginaldo Padilha, missionário redentorista. O religioso é reitor do santuário estadual de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro em Campo Grande, ele vai esclarecer algumas dúvidas em torno do assunto.

Divulgação

Celebração de Corpus Christi terá tradicionais tapetes e missa no Centro da Capital

Celebração

1. Capital News: O que é o Corpus Christi e o significado para a igreja católica?

Pe. Reginaldo Padilha: A expressão corpus Christi vem do latim e significa Corpo de Cristo. Esse evento religioso para a igreja, representa a solenidade em que a igreja professa a fé no santíssimo sacramento da Eucaristia. É o único dia em que o santíssimo sai em procissão pelas ruas.

2. Capital News: Qual a origem dessa celebração?

Pe. Reginaldo Padilha: Essa festa de Corpus Christi surgiu no século XIII na Bélgica, motivada pelas visões da religiosa, irmã Juliana. Na Abadia de Cornelon, onde a irmã Juliana vivia. Além da solenidade, começam alguns costumes eucarísticos, como a própria exposição e bênção do santíssimo sacramento.

Após o milagre eucarístico em Bolsena, na Itália, o Papa Urbano IV ordenou que as relíquias fossem levadas ao Orvieto, cidade próxima em que ele residia. Esse trajeto foi feito em procissão. Na entrada de Orvieto, o Papa Urbano IV pronunciou, diante das relíquias eucarísticas. As palavras Corpus Christi.

3. Capital News: Quando Corpus Christi se tornou evento religioso?

Pe. Reginaldo Padilha: A partir de 1264, o Papa Urbano IV decretou que a quinta-feira, após a festa da Santíssima Trindade, fosse celebrada em honra ao corpo e sangue do Senhor.

4. Capital News: Quais são os costumes preservados pela igreja até os dias atuais? Qual o significado dos tapetes?

Pe. Reginaldo Padilha: A preparação dos tapetes é um costume da igreja que é preservado até os dias atuais. Nós preparamos com muito carinho um tapete, sempre com símbolos eucarísticos, sempre mostrando a nossa experiência comunitária. Toda a comunidade é envolvida, catequese, pastorais e movimentos das nossas comunidades paroquiais. Trata-se de um momento muito especial de união comunitária em prepararmos esse tapete.

Para nós é um momento muito especial onde nós celebramos com alegria a presença do Senhor que caminha junto à sua comunidade.

Acervo Pessoal

Você sabe tudo sobre o corpus christi?

Pe. Reginaldo Padilha

5. Capital News: Qual o significado das Procissões e Adoração?

Pe. Reginaldo Padilha: As procissões solenes têm o objetivo de transportar a hóstia consagrada em um ostensório, os fiéis saem em marcha pelas ruas. As Igrejas realizam também momentos de adoração ao Santíssimo Sacramento, permitindo que os fiéis se aproximem e façam orações em contemplação e agradecimento.

6. Capital News: Por que a data é flexível?

Pe. Reginaldo Padilha: Ao contrário de outras festividades religiosas, como o Natal e a Páscoa, Corpus Christi não possui data fixa no calendário. A celebração acontece anualmente, sempre às quintas-feiras, após o domingo da Santíssima Trindade, realizado no primeiro domingo após o Pentecostes. A data pode variar entre os meses de maio e junho.

7. Capital News: A data é feriado em todos os lugares?

Pe. Reginaldo Padilha: Embora Corpus Christi seja feriado religioso em Campo Grande, a sua definição como feriado varia de acordo com as legislações estaduais e municipais.

• Leia também:
Corpus Christi: uma celebração de fé e arte em Campo Grande | Reportagem Especial

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS