Campo Grande/MS, Quinta-Feira, 21 de Janeiro de 2021 |
27˚
(67) 3042-4141
Política
Segunda-Feira, 23 de Novembro de 2020, 19h:15
Tamanho do texto A - A+

Vereador propõe projeto de lei que institui o Dia Municipal do Povo Cigano

Em Campo Grande vivem aproximadamente 400 pessoas ciganas

Laryssa Maier
Capital News

Divulgação/ Câmara

O vereador Otávio Trad falou na Tribuna durante a sessão ordinária

O vereador Otávio Trad

O vereador Otávio Trad (PSD) apresentou em novembro o projeto de lei nº 9.892/20, que institui o Dia Municipal do Povo Cigano no Calendário oficial de eventos de Campo Grande. Conforme a proposta, a data será comemorada no dia 24 de maio.

 

De acordo com o vereador, a criação da data reconhece a contribuição da etnia cigana para o aprimoramento da cultura campo-grandense. "Também é uma forma de fortalecer e afirmar a cultura e identidade cigana, além de contribuir para a garantia dos direitos desses grupos ao acesso às políticas públicas da nossa Capital", apontou o vereador.

 

De acordo com a assessoria, em Campo Grande vivem aproximadamente 400 pessoas ciganas, representadas por grupos diversos tais como: Calón, Horahano, Kalderash e Matchwani. Estas etnias têm línguas, culturas e costumes próprios e manifestam sua cultura por meio da ROMANI (Federação Sul-Mato-Grossense de Cultura e Etnia Cigana).

 

A data - O dia 24 de maio é dedicado a Santa Sara Kalí, padroeira dos povos ciganos. Em 2006 foi instituído do Dia Nacional do Povo Cigano e houve o reconhecimento da existência do Povo Rom, como os ciganos são chamados, pelo poder público federal como integrantes do processo organizativo do país.

 

NENHUM COMENTÁRIO

Clique aqui para "COMENTAR ESTA NOTÍCIA" e seja o primeiro a comentar!
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!

LEIA MAIS SOBRE ESSE ASSUNTO

Trinix