O senador Ruben Figueiró (PSDB-MS) ressaltou o crescimento e a diversificação do setor industrial de Mato Grosso do Sul em discurso nesta segunda-feira (205) no Plenário. “Estamos no ranking dos três melhores Estados do País para se investir. Nos últimos dois anos passamos de 9,8 mil estabelecimentos industriais para 11,15 mil, uma elevação de 11%. A geração de empregos subiu 9%”, disse.
Ele anunciou a realização da semana da indústria, evento promovido pela Federação da Indústria de Mato Grosso do Sul (FIEMS), cujo tema é “a Indústria do Desenvolvimento”.
Segundo o tucano, a atividade industrial representa hoje o segundo setor mais importante do PIB do Estado, chegando a 22% em 2012 e superando a agropecuária.
“A estimativa para 2013 é que a indústria representará 23% de tudo aquilo que produzimos, ultrapassando os 3 bilhões de dólares, ou seja, um crescimento de 70% em volume de negócios quando comparamos com o ano de 2005”, informou.
Para o senador, o Estado começa a mudar seu perfil socioeconômico, “deixando de ser uma sociedade de base essencialmente agrária para se tornar também um pólo econômico com forte participação da indústria”. Segundo ele, atualmente, dos 79 municípios de Mato Grosso do Sul, 18 municípios já tem o segmento industrial na liderança da economia, destacando que Campo Grande, Três Lagoas, Dourados e Corumbá são municípios com forte predomínio industrial, gerando mais de 5 bilhões anuais de produção.