A Assembleia Legislativa e a Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul (Fiems) convocarão diretores regionais das empresas de telecomunicações que atuam no Estado para que eles expliquem a queda na qualidade do serviço prestado à população. A medida ficou acertada após encontro entre o presidente da Assembleia, deputado Jerson Domingos (PMDB), e o presidente da Fiems, Sérgio Longen, realizado nesta segunda-feira (8) em Campo Grande.
Outros oito deputados estaduais também participaram do encontro, que foi convocado por Sérgio Longen para tratar das ações do Sistema Fiems no Estado e também sobre os gargalos que impendem o pleno desenvolvimento do setor industrial, entre eles, o serviço de telefonia móvel, que foi apontado pelos parlamentares como um dos mais deficitários.
Segundo informações da Fiems, repassadas por meio de assessoria, a questão da má qualidade do serviço de telefonia móvel oferecido pelas teles preocupa o setor industrial e é constatada em vários municípios do Estado. Segundo Longen, o grau de insatisfação dos consumidores com as empresas telefônicas em operação em Mato Grosso do Sul já é imensurável.
"É de extrema urgência saber juntos aos diretores das teles o que está sendo investindo na área de comunicação para resolver esse gargalo da falta de qualidade do serviço de telefonia móvel", cobrou.
CPI
Nesta terça-feira (9), o presidente da Comissão de Turismo, Indústria e Comércio, Paulo Corrêa (PR), antecipou que uma nova reunião vai estudar a possibilidade de instauração de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Telefonia na Casa de Leis.
"Nessa audiência, poderemos constatar a precariedade do serviço de telefonia móvel que é oferecido pelas teles e assim poderemos dar o melhor encaminhamento", disse Paulo Corrêa. De acordo com o deputado, o lucro das empresas cresceu 1.200% enquanto o investimento não passou de 63%.
O presidente da comissão de Indústria e Comércio ponderou ainda que, antes de criar a CPI, é preciso levar em conta o fato de a telefonia ser uma concessão federal, regulamentada pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), conforme divulgou a assessoria de imprensa da Assembleia.
Por enquanto, uma nova reunião da Comissão de Indústria e Comércio foi convocada por Paulo Corrêa. O novo encontro está marcado para esta quarta-feira (10) após sessão. O objetivo da reunião é discutir os problemas relacionados à telefonia.