Campo Grande Terça-feira, 30 de Abril de 2024


Política Segunda-feira, 31 de Outubro de 2016, 08:57 - A | A

Segunda-feira, 31 de Outubro de 2016, 08h:57 - A | A

Eleições 2016

PT perde nas sete cidades que disputou 2º turno

PSDB conquistou 14 prefeituras no segundo turno no Brasil

Myllena de Luca
Capital News

Divulgação

PT perde nas sete cidades que disputou 2º turno

PT não elege prefeitos

O PT não elegeu nenhum dos sete candidatos que disputaram o segundo turno. O desempenho desta eleição confirmou a tendência de queda, que apontou também no primeiro turno. O segundo turno aconteceu no domingo (30) em 57 cidades do Brasil.


De acordo com a Agência Brasil, na região do ABC, onde nasceu o partido, nenhum dos dois candidatos conseguiu vitória. No Recife o PT viu o atual prefeito Geraldo Júlio (PSB) vencer João Paulo (PT) por uma grande margem de votos, quase 200 mil. Já na gaúcha Santa Maria, a disputa foi apertada: o petista Valdeci Oliveira perdeu para o tucano Pozzobom por apenas 226 votos.


Candidatos petistas também disputaram em Mauá (SP), Anápolis (GO), Juiz de Fora (MG) e Vitória da Conquista (BA).  O maior rival do Partido dos Trabalhadores, o PSDB conseguiu eleger 14 das 19 prefeituras que disputou em segundo turno.


O partido concorreu em oito capitais e venceram em cinco delas: Porto Alegre (RS), Belém (PA), Maceió (AL), Porto Velho (RO) e Manaus (AM). Em São Bernardo do Campo (SP), cidade do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Orlando Morando (PSDB) ganhou com 59% dos votos válidos.


Já em Santo André, Paulo Serra (PSDB) teve 78% dos votos, enquanto o petista Carlos Grana alcançou apenas 21%. Os tucanos levaram ainda Ribeirão Preto, cidade do ex-ministro da Casa Civil Antonio Palocci, com Duarte Nogueira sendo eleito por 56% dos votos válidos.


O PMDB, maior partido do país, elegeu prefeitos de três das seis capitais que disputou: Goiânia (GO), com Iris Rezende sendo eleito prefeito pela quarta vez; Florianópolis (SC), com Gean Loureiro; e Cuiabá (MT), com Emanuel Pinheiro.


O partido venceu em oito das 15 cidades que disputou no segundo turno. Em Macapá (AP), residência eleitoral do ex-presidente da República e uma das principais lideranças peemedebistas, José Sarney, o partido perdeu a disputa da prefeitura para a Rede.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS